Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica de Santo Antônio é autorizada pelo Ibama a entrar em operação


Hidrelétrica de Santo Antônio é autorizada pelo Ibama a entrar em operação - Gente de Opinião

Brasília  – O Ibama emitiu ontem (14) a licença de operação para a Hidrelétrica de Santo Antônio, que permite o Consórcio Santo Antônio Energia iniciar o processo de geração de energia elétrica. Junto com a licença, também foi expedida autorização de resgate de fauna. A usina em implantação no rio Madeira, em Rondônia, terá capacidade instalada de 3.150 MW e o reservatório abrangerá área de 546 Km².

Após estudos técnicos, o Ibama optou pelo enchimento do reservatório em três etapas a fim de assegurar a qualidade da água em níveis adequados para uso múltiplo e manutenção da ictiofauna. A operação está prevista para começar amanhã, quatro meses antes do previsto no cronograma do Programa Básico Ambiental, e deverá se encerrar ao atingir a cota de 70,5 m no final de novembro. Concluída a terceira fase, o empreendedor poderá produzir energia.

A exigência do enchimento gradual também garante um resgate de fauna mais seguro. Os animais capturados serão imediatamente devolvidos à floresta em área próxima, à exceção daqueles que necessitarem de atendimento veterinário. Estes serão encaminhados ao Centro de Triagem, instalado na Universidade de Rondônia.

As análises técnicas para a emissão da licença foram concluídas e aprovadas pelo Conselho Gestor do Ibama há um mês, mas aguardava-se solução do impedimento de ordem legal relativo à área do reservatório. Com a publicação ontem no Diário Oficial do Estado de Rondônia da Lei Complementar n.º 633, que desafeta áreas de unidades de conservação estaduais para formação do lago da usina, o problema foi resolvido e o presidente do Ibama, Curt Trennepohl, emitiu a licença.

Para compensar os impactos ambientais causados pela obra, o empreendedor investirá cerca de R$ 56 milhões, correspondente a 0,5% do valor de referência do projeto, conforme a legislação em vigor. Esta compensação está sendo analisada prioritariamente pelo Comitê de Compensação Ambiental Federal para definir a destinação dos recursos.

Fonte: Sandra Sato e Janete Porto / Ibama


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)