Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Grupos de Trabalhos da Comissão de Remanejamento conhecem a UHE Jirau


 
Representantes de 11 comunidades rurais e de Mutum Paraná participaram da visita

Representantes dos Grupos de Trabalho (GT’s) Urbano e Rural, integrantes da Comissão de Remanejamento, visitaram no sábado (20) o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau e o Polo Industrial Porto Velho, com o objetivo de acompanhar o andamento da construção e conhecer detalhes da estrutura e implantação dos dois empreendimentos. Os representantes dos GT’s fazem parte do Comitê de Sustentabilidade formado por entidades e órgãos ambientais que acompanham a construção da Usina e são agentes multiplicadores de informações nas comunidades onde residem. No total, representantes de 11 comunidades rurais e de Mutum-Paraná participaram da visita. 

A recepção dos convidados foi feita no Centro Integrado de Educação Ambiental (CIEA), onde os líderes receberam informações atualizadas sobre os programas de Compensação Social e Reestruturação da Infraestrutura Atingida. 

No canteiro de obras da Usina Jirau, os visitantes demonstraram entusiasmo e fizeram vários questionamentos de interesse da comunidade, como remoção de troncos do rio Madeira e sobre os pescadores. “Atualmente estamos fazendo a contagem de todas as toras para obter uma noção do fluxo de madeira que desce o rio”, respondeu Charles Ferreira, gerente executivo de Socioeconomia da Energia Sustentável. Os líderes foram até o Mirante, de onde puderam visualizar várias frentes de trabalho. 

“Achei ótimo, porque ver é totalmente diferente de imaginar. Fiquei impressionado com o fato de ter oito mil pessoas trabalhando. É um desenvolvimento importante não só para nosso Estado, mas também para mim, meus filhos e netos”, observou José Chaves Lobo, morador de Palmeiral à margem esquerda do rio Madeira. 

O acompanhamento ambiental e técnico também agradou aos representantes. “Fico mais tranquilo porque soube que a obra está sendo bem acompanhada. Tirei todas as dúvidas sobre a proteção do meio ambiente, durante a visita”, afirmou Ademir Camargo, presidente da Associação dos Produtores Extrativistas do rio Castanha e Madeira (Aspercam).

Apresentações 

Nas apresentações, o gerente Charles Ferreira ressaltou a importância da energia que será produzida a partir de Jirau para o desenvolvimento do país. Durante o cronograma de apresentações, Sueli Biedacha, coordenadora de Socioeconomia da Energia Sustentável fez exposições sobre os programas que estão sendo desenvolvidos pela Usina, como o de reorganização de infraestrutura atingida, de apoio à atividade pesqueira, compensação social e de apoio ao município. 

Marco Furini, gerente de Remanejamento da Energia Sustentável, lembrou as conquistas alcançadas em parceria com os representantes dos GT’s e Associação de Moradores e Ribeirinhos de Mutum-Paraná (Amorimp), entre elas, a solicitação de creche no Polo; valor diferenciado nas Cartas de Crédito para os proprietários; terrenos murados para os moradores de Mutum no Polo e ainda manter os nomes das ruas do distrito nos novos endereços. Além disso, enfatizou a contratação de trabalhadores para as obras da UHE Jirau e Polo, como viveiristas e portadores de necessidades especiais. “Vemos o quanto avançamos através do trabalho em conjunto entre a empresa e a comunidade”, avaliou.

Fonte: Crisbele Sena

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)