Sexta-feira, 26 de junho de 2009 - 21h11
O mato-grossense Grupo André Maggi, que já aplicou mais de R$ 900 milhões em Mato Grosso nos últimos dez anos, irá investir até 2012 mais R$ 450 milhões na construção de quatro novas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), na região de Sapezal (480 quilômetros de Cuiabá), gerando mais 75 megaWatts (mW) de energia. O anúncio foi feito pelo diretor superintendente da Maggi Energia, Roberto Anselmo Rubert.
O executivo informou que o setor de energia será o carro-chefe dos investimentos do Grupo André Maggi em Mato Grosso nos próximos anos. A Maggi Energia, empresa que explora a energia como negócio e gerencia todo o consumo do grupo, já conta com duas PCHs em funcionamento, também na região de Sapezal, com capacidade de geração de 12,5 mW, que está sendo comercializada e disponibilizada no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Das quatro novas hidrelétricas a serem construídas pela Maggi Energia, a primeira, com capacidade de geração de 10,8 mW, começa a ser construída já em agosto deste ano e, as outras, a partir de março de 2010.
Fundado há cerca de 35 anos, o Grupo André Maggi se dividiu em várias frentes, formados holdings para atuação setorizada. Entre as principais atividades estão a Originação e Comercialização de Grãos, por meio da Amaggi Exportação e Importação Ltda., a Produção Agrícola, tratada pela Divisão Agro o Grupo André Maggi, Transporte Fluvial, gerenciado pela Hermasa Navegação da Amazônia S.A e o braço energético, com a Maggi Energia.
Diário de Cuiabá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A