Sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 - 18h09
Pré-candidato ao governo do Estado diz que o Acre precisa de mais linhas de transmissão e um parque energético para evitar novos apagões.
Tião Bocalom, pré candidato ao governo do Acre (PSDB), foi duro ao dizer que a falta de investimentos na infraestrutura energética estadual, está colocando em risco a vida da população. Bocalom comentou o apagão que deixou o Acre e Rondônia sem energia elétrica por 6 horas, nesta sexta-feira, 08.
"Você imagina uma pessoa na mesa de cirurgia em um hospital na capital, ou, no interior do Estado, quando de repente falta energia. E se o hospital não tiver motor gerador como fica a vida desse paciente?", questionou o candidato. De acordo com o tucano, o governo do Acre, não fez investimentos nos últimos anos para conter a dependência energética que possui com o vizinho estado de Rondônia. "Eles tem o governo federal, senadores e muitos deputados aliados, por que ainda não fizeram nada pela nossa gente?".
Para o Bocalom quem acaba pagando o "pato", ou seja, tendo prejuízos são os moradores e os pequenos comerciantes. "As pessoas que trabalham com frios é que ficam prejudicados, os pequenos empresários logicamente".
Segundo Bocalom, a falta de investimentos no setor elétrico é um fator limitante para muitos empreendedores, que desistem de apostar no Acre. "Ninguém vai querer investir, apostar milhões de recursos numa região, onde corra o risco de ter prejuízos se as cidades sofrerem um apagão. Se tem infraestrutura, ganha a economia, vai gerar emprego, mas não é o caso do Acre ainda", disse.
"O governo do Acre, errou feio quando deixou o único parque gerador de energia que nós tínhamos ir embora. Levaram e não fizeram reposição. Nosso Estado tem apenas uma linha de transmissão de energia, se tivéssemos outras linhas vindo de Rondônia, talvez o povo não corresse o risco de ficar no escuro ou ter prejuízos". Finalizou Tião Bocalom.
Fonte: ac24horas
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A