Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

'Governo do Acre errou feio quando deixou parque gerador de energia ir embora'


Pré-candidato ao governo do Estado diz que o Acre precisa de mais linhas de transmissão e um parque energético para evitar novos apagões.

Tião Bocalom, pré candidato ao governo do Acre (PSDB), foi duro ao dizer que a falta de investimentos na infraestrutura energética estadual, está colocando em risco a vida da população. Bocalom comentou o apagão que deixou o Acre e Rondônia sem energia elétrica por 6 horas, nesta sexta-feira, 08.

"Você imagina uma pessoa na mesa de cirurgia em um hospital na capital, ou, no interior do Estado, quando de repente falta energia. E se o hospital não tiver motor gerador como fica a vida desse paciente?", questionou o candidato. De acordo com o tucano, o governo do Acre, não fez investimentos nos últimos anos para conter a dependência energética que possui com o vizinho estado de Rondônia. "Eles tem o governo federal, senadores e muitos deputados aliados, por que ainda não fizeram nada pela nossa gente?".

Para o Bocalom quem acaba pagando o "pato", ou seja, tendo prejuízos são os moradores e os pequenos comerciantes. "As pessoas que trabalham com frios é que ficam prejudicados, os pequenos empresários logicamente".

Segundo Bocalom, a falta de investimentos no setor elétrico é um fator limitante para muitos empreendedores, que desistem de apostar no Acre. "Ninguém vai querer investir, apostar milhões de recursos numa região, onde corra o risco de ter prejuízos se as cidades sofrerem um apagão. Se tem infraestrutura, ganha a economia, vai gerar emprego, mas não é o caso do Acre ainda", disse.

"O governo do Acre, errou feio quando deixou o único parque gerador de energia que nós tínhamos ir embora. Levaram e não fizeram reposição. Nosso Estado tem apenas uma linha de transmissão de energia, se tivéssemos outras linhas vindo de Rondônia, talvez o povo não corresse o risco de ficar no escuro ou ter prejuízos". Finalizou Tião Bocalom. 

Fonte: ac24horas

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)