Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Governo apresenta balanço do programa Terra Legal


Governo apresenta balanço do programa Terra Legal e comemora redução do desmatamento na Amazônia

O balanço de quatro meses de ação do programa Arco Verde Terra Legal em 43 municípios da Amazônia – os que mais desmatam na região, quatro deles em Rondônia – foi apresentado ontem (13) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros Dilma Roussef (Casa Civil); Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e Carlos Minc (Meio Ambiente), com a presença de governadores e parlamentares da região.

O programa iniciou ações de regularização fundiária e oferta de políticas para uso sustentável das propriedades nos municípios denominados do arco de fogo. Em Rondônia, quatro receberam a caravana Arco Verde Terra Legal, que mobiliza 22 ministérios, governos estaduais e prefeituras. São Nova Mamoré, Porto Velho, Pimenta Bueno e Machadinho.

“Percebo o programa como uma grande oportunidade de revisão das atividades econômicas na Amazônia, partindo da meta primeira que é regularizar as propriedades. Ele é um mutirão de cidadania, de aporte de investimentos e recursos de todas as instancias do poder e da sociedade em geral, por isso avança na direção certa”, disse a senadora Fátima Cleide (PT-RO), que prestigiou a solenidade, de aproximadamente três horas.

No balanço, a ministra Dilma disse que em quatro meses foram emitidos 20 mil títulos urbanos, e feitos o georreferenciamento em propriedades de 17 municípios, lembrando ela que dos 43 municípios 24 possuem terras federais. Mais de 2.400 ações foram pactuadas nos quatro meses de caravanas. Postos de INSS e da Embrapa, agências do Banco do Brasil, acesso a créditos e políticas de comercialização como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) são algumas das ações. “Esse conjunto de ações é a resposta para transformar definitivamente o Arco de Fogo em Arco Verde”, disse a ministra.

Os prefeitos de Machadinho (RO), Mário Alves, Paragominas (PA) e Vila Rica (MT) apontaram como vitória para a população o pacto firmado com as instituiões e população da Amazônia durante os mutirões. Na solenidade, dois casais de Rondônia Natanael Martins e Luzia Aparecida Sales e Márcio José Damiani e Eliane Rocha receberam títulos de suas propriedades.

O ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) disse que as ações das caravanas resgataram a confiança da população amazônida com o Estado brasileiro. O ministro disse que ninguém tem vocação para desmatar: “O que existe é o desmatamento como forma econômica. E é isso que estamos mudando. Começamos com a regularização fundiária e ambiental e passamos por toda a cadeia produtiva, com acesso a créditos e programas de comercialização. As pessoas hoje têm escolha. Podem optar pela floresta em pé”.

Desmatamento

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciou, na ocasião, a redução do desmatamento na Amazônia em 7 mil km2 no período de um ano. O índice foi comemorado pelo presidente Lula e ministros, que em parte atribuem à queda às ações adotadas na região pelo programa. Para ambientalistas, entretanto, o número é importante, mas ele reflete a retração econòmica no período (agosto de 2008 e julho de 2009), quando a demanda por produtos agropecuários caiu, desestimulando fazendeiros a abrir novas áreas na floresta.

Estiveram no ato de balanço do programa o subcoordenador do Arco Verde em Rondônia, Aparecido Felis; os prefeito Roberto Sobrinho (Porto Velho) e Augusto Plaça(Pimenta Bueno); o vice-prefeito de Nova Mamoré José do Rosário e o governador Ivo Cassol.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)