Quinta-feira, 8 de setembro de 2011 - 14h24
Alana Gandra
Agência Brasil
Rio de Janeiro - Números preliminares divulgados hoje (8) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que a carga de energia gerada no Brasil em agosto cresceu 5,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Segundo os técnicos do órgão, um dos motivos dessa elevação foi o aumento de temperatura registrado nesse período do ano, no subsistema Sudeste-Centro-Oeste, que resultou em ampliação da carga de refrigeração.
Outro fator que influenciou a expansão da carga gerada em agosto foi a recuperação industrial, apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a julho, a geração de energia no país subiu 3,8%, acumulando em 12 meses alta de 4% na comparação com igual período anterior.
Todas as regiões pesquisadas mostraram elevação da carga. Os subsistemas Sudeste-Centro-Oeste e Norte tiveram expansão de 6,1%, cada, em agosto, ante o mesmo mês de 2010, enquanto nos subsistemas Sul e Nordeste o aumento atingiu 5,5% e 5,4%, respectivamente.
Na comparação de agosto de 2011 com o mês anterior, o subsistema Sudeste-Centro-Oeste continua liderando, com aumento de 4,7% na carga de energia. Já nos últimos 12 meses encerrados em agosto, o subsistema Norte apresentou a maior expansão: 5,2%.
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A