Sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 - 07h47
O gás natural boliviano vendido pela Petrobras às distribuidoras estaduais de gás deve ser reajustado em 7,5% no início deste mês, segundo fonte a par do processo que preferiu não ser identificada. Com isso, o preço do insumo boliviano dever ficar em US$ 7,03/MMBTU no primeiro trimestre de 2010, contra os US$ 6,55/MMBTU apurados no quarto trimestre de 2009. O novo preço do gás boliviano deve ser informado pela estatal às concessionárias dentro de alguns dias.
O reajuste neste primeiro trimestre decorre da valorização das cotações do petróleo e do óleo combustível no mercado internacional nos últimos meses. Isso tem influência no preço do gás porque a fórmula de reajuste está atrelada a uma cesta internacional de óleos combustíveis, considerando uma média dos últimos seis meses. A Petrobras ajusta o preço do gás boliviano trimestralmente.
Em 2009, o valor chegou a registrar queda diante das baixas cotações do petróleo durante a crise global. Apesar do novo reajuste, o repasse da alta do preço do gás boliviano aos consumidores depende da política comercial de cada uma das distribuidoras que compram o insumo. Hoje, o gás da Bolívia é distribuído no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Fonte: Jornal do Commercio/RJ/Da Agência Estado
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A