Quarta-feira, 13 de abril de 2011 - 16h26
Durante a terceira reunião do Grupo de Trabalho (GT) das Atividades Minerárias, garimpeiros da área de influência da Usina Hidrelétrica Jirau e representantes de cooperativas, conheceram de perto os trabalhos do Programa de Monitoramento Hidrobiogeoquímico do empreendimento.
O coordenador do Programa, Profº. Dr. Luiz Fabrício Zara explica que o principal objetivo dos estudos é avaliar a saúde da população quanto aos riscos de exposição ao mercúrio. O coordenador também esclareceu como são realizados os estudos de saúde humana elaborados pela equipe multidisciplinar do Programa, formada por especialistas da Universidade de Brasília (UnB), Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) e Universidade de Campinas (Unicamp), quando são preenchidos questionários para entender questões socioculturais, hábitos alimentares e estilo de vida das pessoas; além de avaliações clínicas médicas; testes neuropsicológicos e coleta de fios de cabelos dos voluntários para análise de mercúrio no corpo. Após três meses, a equipe retorna à comunidade para a entrega das avaliações e esclarece os resultados.
Na ocasião, Zara enfatizou a importância da participação das comunidades, para que os trabalhos possam ter resultados mais concretos. “Esta é grande oportunidade de transmitirmos a todos, a seriedade destas ações que poderão contribuir com a melhoria na qualidade de vida das pessoas. É importante que os garimpeiros, trabalhadores mais expostos ao mercúrio, se mobilizem em função da saúde”, ressalta o estudioso.
O garimpeiro e presidente da Cooperativa dos Garimpeiros do Rio Madeira (COOGARIMA), José Airton de Castro tem acompanhado todas as reuniões do GT. Para ele, os encontros facilitam o diálogo entre garimpeiros e empreendimento. “É muito importante a realização das reuniões, que dão oportunidade aos garimpeiros de estarem informados sobre as ações da Usina, bem como o empreendimento ter conhecimento de nossas dificuldades e necessidades em decorrência da nova realidade”, declara.
Reuniões dos Grupos de Trabalho
O terceiro encontro do Grupo de Trabalho das Atividades Minerárias fez parte do ciclo de reuniões dos Grupos de Trabalho de Meio Ambiente, Indígena e Socioeconomia, realizado no período de 04 a 07 de abril, no auditório da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária de Jirau.
Ações dos Programas de Monitoramento Hidrossedimentológico; Educação Ambiental; Subprograma de Apoio à Atividade Pesqueira; e status do Plano Emergencial às Terras Indígenas Igarapé Ribeirão, Igarapé Lage, Kaxarari e Uru – Eu –Wau-Wau, sob influência da UHE Jirau, foram assuntos que se destacaram durante os encontros dos GTs.
Na avaliação do gerente de Socioeconomia da ESBR, Luiz Antonio Silva, as reuniões têm garantido participação assídua das comunidades envolvidas pelo empreendimento. “É de suma importância a realização desses encontros, com a participação de representantes dos órgãos públicos e lideranças comunitárias, que têm mostrado interesse nos trabalhos apresentados”, destacou Luiz. As próximas reuniões estão previstas para os meses de maio e junho.
Os Grupos de Trabalho compõem o Comitê de Sustentabilidade, criado pela ESBR com o objetivo de promover o diálogo entre a comunidade, órgãos públicos e equipes técnicas, interessados no processo da construção da UHE Jirau.
Fonte: Comunica / Giceli Soupinski
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)