Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Fecomércio cobra construção do gasoduto Urucu-Porto Velho



A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio) vai aproveitar a visita da presidente Dilma Rousseff a Porto Velho (RO), nesta terça-feira (5), para defender a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. A federação alega que a construção do duto é de extrema importância para o desenvolvimento econômico e sustentável da região Norte.
 

O gasoduto Urucu-Porto Velho substituirá o uso de óleo diesel por gás natural no processo de produção de energia elétrica, lenha nas padarias, cerâmicas, além de atrair novos investimentos para a região.
 

O presidente da Fecomércio, Raniery Coelho, apoia a construção do gasoduto e vai colaborar para que a obra seja viabilizada.“O gasoduto Urucu-Porto Velho será um atrativo para que outras empresas se estabeleçam na região, amenizando a queda abrupta dos postos de trabalho ao término das obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. Com o término da construção das usinas o Estado pode aproveitar a mão de obra”, explicou.
 

Segundo ele, “entre as vantagens do gasoduto, está o uso de um novo tipo de combustível veicular, menos agressivo ao meio ambiente e ainda a geração de energia no período de seca”, ressalta Coelho.

 

Entenda o gasoduto
 

O gasoduto Urucu-Porto Velho permitirá a chegada de gás natural à capital rondoniense e vai possibilitar a diminuição na emissão de poluentes na geração de energia elétrica. O duto terá 523 km ligando a bacia petrolífera de Urucu, no interior do Amazonas, a Porto Velho. O resultado será mais energia elétrica com menos custos e poluentes para os Estados de Rondônia e do Acre.

(Patricia Vasconcelos e Marilza Rocha - Agência Informe)


 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)