Sábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Fauna é monitorada com cautela pela Santo Antônio Energia




O programa visa monitorar a fauna regional por meio do acompanhamento de biólogos especializados

 

Para construir a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, a Santo Antônio Energia segue rigorosamente o Projeto Básico Ambiental (PBA), no qual estão estabelecidos programas para reduzir e/ou compensar os impactos ambientais na região durante os períodos de construção e operação da hidrelétrica. A partir do PBA foi definida toda a gestão ambiental da usina, que tem a fauna como uma das prioridades.

 

O Programa de Conservação da Fauna subsidia as estratégias de manejo necessárias para a conservação e o monitoramento da fauna regional. Cada grupo de animais tem um subprograma específico por conta das características distintas entre elas – entomofauna (insetos), herpetofauna (répteis e anfíbios), mastofauna terrestre (mamíferos terrestres), quirópteros (morcegos), mamíferos aquáticos e semiaquáticos (botos, ariranhas e lontras) e avifauna (aves).

 

Este trabalho é desenvolvido pela Santo Antônio Energia com a participação de biólogos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e de empresas especializadas, estimulando o intercâmbio de conhecimento. Provê ainda, na prática de campo, o que resultará na coleta de dados para futuras consultas científicas. “Trata-se de uma pesquisa séria, com dados de qualidade e que viabilizarão a formação científica de vários mestres e doutores de todo o nosso País”, explica a bióloga e analista socioambiental da Santo Antônio Energia, Juliana Araújo.

 

O monitoramento da fauna teve início no fim de 2009 e abrange sete áreas preestabelecidas pelo Ibama, de 5 km2 cada, localizadas ao redor do futuro reservatório e vários trechos do rio Madeira e Jaciparaná. Com este trabalho, pretende-se identificar a situação dos animais hoje e comparar como estarão após o enchimento do reservatório. Com isso, será possível verificar qual a influência no habitat natural das espécies estudadas. Além dos animais típicos da região amazônica, várias espécies raras foram encontradas, e também serão analisadas e monitoradas.

 

As equipes são compostas de seis a 20 biólogos, de acordo com o grupo estudado, e compreendem profissionais dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Rondônia. Além dos biólogos já formados, atuam também neste processo estudantes de pós-graduação da Unir e estagiários.

 

Santo Antônio Energia

 

É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

 

Fonte: José Carlos Sá
 

Gente de OpiniãoSábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)