Quinta-feira, 8 de julho de 2010 - 07h15
Remanejamento da Usina Jirau é realidade: as primeiras famílias que optaram pelo Reassentamento Coletivo Urbano já residem em Nova Mutum Paraná
Instaladas em Nova Mutum Paraná, desde o dia 14 de junho até o início deste mês, catorze das 118 famílias do distrito Mutum Paraná que optaram pelo Reassentamento Coletivo Urbano comemoram a melhoria da qualidade de vida proporcionada pelo Programa de Remanejamento da Usina Hidrelétrica Jirau. As habitações recém construídas oferecem total comodidade em espaços bem divididos com quartos, sala, cozinha, área de serviço, garagem e jardim, além de completo sistema de saneamento básico e fornecimento de energia elétrica limpa.
Marli Rodrigues Rocha se mudou dia 18 e espera que a vida seja melhor em Nova Mutum Paraná. Ela afirma que entre as opções de remanejamento, a melhor seria mudar para uma casa nova. “Agora é só limpar, colocar os móveis dentro e ser mais feliz ainda”, relatou.
Dona Rosângela D’Eleotério de Jesus Freitas morava há três anos com sua família em Mutum Paraná e vê com satisfação o trabalho realizado pela Usina Jirau. Com relação à mudança, ela se diz feliz e prevê melhorias na vida de toda a sua família. “As expectativas são as melhores possíveis”, destacou.
Remanejamento
O Programa de Remanejamento da Usina Hidrelétrica Jirau inclui o auxílio no desenvolvimento sustentável dos moradores da Área de Influência Direta do empreendimento, proporcionando um aumento na qualidade de vida dos mesmos. Entre as opções de remanejamento, apresentadas pelo Programa estão: Carta de Crédito, Indenização e Reassentamento Coletivo (urbano ou rural).
Segundo o gerente de Remanejamento da concessionária Energia Sustentável do Brasil, Marco Furini, a mudança é fundamental e com certeza será para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Mutum Paraná. “Esta etapa é resultado de muito trabalho, diálogo e do compromisso com a comunidade”, ressaltou.
Procedimentos
Com o acompanhamento da equipe técnica, os moradores interessados em mudar para Nova Mutum Paraná assinam o termo de opção. Após a assinatura do termo, são realizadas visitas para explicar o processo de mudança. “O Serviço Social faz o acompanhamento da família que está mudando, esclarecendo todas as dúvidas do processo de transferência para Nova Mutum Paraná”, afirmou Magda Maria Pereira, assistente social do empreendimento.
Após a mudança, é realizado um trabalho de acompanhamento, com visitas para avaliar a adaptação. Neste processo percebe-se a satisfação dos moradores pela compra de objetos novos para sua casa como roupa de cama, toalhas, móveis e utensílios. “Os moradores que já visitei nessa fase pós-mudança, estão todos bastante satisfeitos”, conclui a assistente social Magda.
Fonte: Crisbele Sena/Comunica
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A