Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Estudantes de Abunã visitam canteiro de obras de Jirau



Quem está perto se sente numa terra de gigantes. Caminhões-caçamba, tratores, guindastes enormes. Cada estrutura maior que a outra. Um lugar imenso. As obras da Usina Hidrelétrica Jirau causaram essa impressão aos 36 estudantes da escola municipal Marechal Rondon, do distrito de Abunã (cerca de 200 quilômetros de Porto velho), que visitaram o empreendimento na última semana.

A visita foi realizada pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR) com o objetivo de aproximar ainda mais as comunidades do entorno da UHE Jirau aos empreendedores da Usina. E ainda, para que essas pessoas conheçam e acompanhem o andamento das obras. Os estudantes formam, este ano, o terceiro grupo contemplado com o cronograma de visita às obras.

Sempre atentos a todos os detalhes, os estudantes de 14 a 16 anos passearam pelo canteiro pioneiro, área de britagem, Casa de Força, Vertedouro, área de captação de água no rio Madeira, o Atracadouro – de embarcação para a margem esquerda do rio Madeira - a área de vivência (onde ficam os alojamentos) e o refeitório.

Segundo a diretora da escola, Nezia Brás Martins, a visita esclareceu as dúvidas que os alunos tinham sobre Jirau. “Muito diferente do que se imagina. É outra realidade, com uma grandiosa estrutura. Para os estudantes foi um momento para conhecer os trabalhos realizados e ver com os próprios olhos essa obra”, afirmou. A diretora avisou ainda que pretende levar o restante da escola para visitar a Usina. “Trouxemos alunos do sexto ao nono ano. Agora almejamos que os alunos do ensino médio tenham a oportunidade de conhecer também”, explica.

Não é somente a obra gigantesca que chamou a atenção dos jovens, a estudante Daniela Oliveira, do nono ano, contou que as curiosidades de segurança e do meio ambiente foram o ponto alto da visita. “São pequenas coisas que podem fazer uma diferença enorme no dia a dia, o uso de capacetes, óculos, os cuidados básicos com o ambiente, coisas assim que preservam a vida do trabalhador e você nem dá muita importância”, fala.

Já Lendovair Cabral Júnior, oitavo ano, não tinha visto nada tão extraordinário como a construção da Usina. “Muito legal tudo isso. Não sabia o que era um vertedouro e vi um pela primeira vez.” diz.

Fonte: Comunica
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)