Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável realiza I Encontro Intercomunitário da UHE Jirau



A Energia Sustentável do Brasil (ESBR) realizou neste mês o I Encontro Intercomunitário, em Nova Mutum Paraná. O evento que faz parte das ações previstas no Projeto Agenda Ambiental do Programa de Educação Ambiental, contou com a participação das comunidades localizadas na área de influência da Usina Hidrelétrica Jirau.
 

O objetivo do Encontro foi propiciar uma maior aproximação entre as comunidades, o poder público, as diversas instituições existentes na região e o empreendimento hidrelétrico, visando discutir e encaminhar questões relacionadas às áreas produtiva, social e ambiental.
 

Estiveram presentes agricultores, lideranças e professores de Nova Mutum Paraná, Ramal 31 de Março, Ramal do Brito, Embaúba, Primavera, Arrependido, Projeto de Assentamento São Francisco, Abunã, Fortaleza do Abunã, Jaci Paraná e representantes de instituições municipais, estaduais e federais.
 

Durante o Encontro foram apresentadas as ações que o Observatório Ambiental Jirau vem desenvolvendo no âmbito regional junto à população e instituições localizadas na área de influência da UHE Jirau.
 

Segundo o gerente de Socioeconomia da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Luiz Antônio Medeiros, o evento é uma oportunidade para que as comunidades possam conhecer as realidades de cada um, interagir com o poder público e programar ações de sustentabilidade. “É mais um espaço de diálogo com as comunidades, os empreendedores e órgãos públicos, que poderá trazer melhorias significativas para todos”, disse.
 

De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Ambiental (executado pela CNEC Worley Parsons) Adelina Fonseca, o encontro contribui para que as comunidades conheçam os Planos e Programas dos Governos Municipal, Estadual e Federal nas áreas socioambientais. “Com as demandas apresentadas pelas comunidades, podemos adequar e planejar as ações no plano de uma Agenda Ambiental”.


Projeto Agenda Ambiental
 

A Energia Sustentável do Brasil, no âmbito do Programa de Educação Ambiental da UHE Jirau, realizou em outubro de 2009 o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) nas Sedes Distritais de Mutum-Paraná, Jaci Paraná, Abunã, Fortaleza do Abunã, Projeto de Assentamento São Francisco e Embaúba. Nessa ocasião, as lideranças participantes das oficinas de DRP, apontaram as prioridades nas áreas de educação, saúde, lazer, produção, meio ambiente e outros que, embora, transcendam as atribuições da Energia Sustentável, no sentido de resolvê-los, merecem e devem ser encaminhados via Observatório Ambiental Jirau, considerando que um dos objetivos deste é atuar na busca de políticas e soluções socioambientais sustentáveis para o desenvolvimento local e regional.

Fonte: Giceli Soupinski / Comunica


 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A