Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 - 15h39
A Energia Sustentável do Brasil realiza nesta quarta-feira (19) grande evento para inauguração do projeto urbanístico de Nova Mutum Paraná. A festa terá o dia inteiro de programação, incluindo um parque de diversões que funcionará até o próximo domingo, show pirotécnico e bandas musicais. Criada para receber os moradores do antigo distrito de Mutum Paraná – área de influência direta do empreendimento – e os profissionais da Usina Hidrelétrica Jirau, Nova Mutum Paraná tem se destacado como um marco de inovação na construção de grandes empreendimentos no país.
Como parte da programação, comerciantes da localidade receberão em ato simbólico as lojas do Centro Comercial. A sede possui 16 salas comerciais para negócios diversificados, 12 delas já funcionam com lojas de confecção, produtos e serviços de informática, farmácia, sorveteria, lotérica e uma loja da Vivo.
Outro acontecimento que se destaca na programação será a solenidade de entrega da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), onde funcionará a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Para construir e equipar a Unisp a Energia Sustentável do Brasil investiu R$ 2.657.882,46 (dois milhões, seiscentos e cinquenta e sete mil e oitocentos e oitenta e dois reais).
Nova Mutum Paraná está sendo construída às margens da BR-364, localizada a 100km da capital Porto Velho (RO) e com acesso livre ao Acre. Conta com 1.600 casas, capacidade para seis mil moradores e um polo industrial para 26 novas indústrias.
Planejado com bases nos conceitos de sustentabilidade, o projeto possui ruas totalmente asfaltadas, tratamento de água e esgoto, rede de telefonia fixa e móvel, acesso à internet banda larga, coleta seletiva de lixo, praças e áreas de lazer, escolas de ensino fundamental e médio, terminal rodoviário, Correios, agência bancária, posto de saúde, central de abastecimento, além de setor para instalação de indústrias de médio e grande porte, centro comercial e feira livre dos produtores rurais. Com isso, a ESBR pretende promover o desenvolvimento regional, incentivando a expansão de iniciativas para a geração de emprego e renda, promovendo a autossustentabilidade de Nova Mutum Paraná.
A Energia Sustentável do Brasil é formada pela Eletrobras Eletrosul (20%), Eletrobras Chesf (20%), Camargo Corrêa (9,9%) e GDF Suez Energy (50,1%), a majoritária do grupo empreendedor, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Jirau. Com 50 turbinas, a hidrelétrica terá capacidade instalada de 3.750 MW e é a maior obra em construção no Brasil. A previsão para início da geração é no primeiro semestre de 2012.
Fonte: Comunica
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A