Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil presta esclarecimentos à CPI das Usinas


Deputados estaduais ficaram satisfeitos com as informações prestadas pela Energia Sustentável do Brasil na quinta reunião extraordinária da CPI das Usinas, realizada na quarta-feira, dia 17. A concessionária responsável pela Usina Jirau manteve mais uma vez firmeza ao esclarecer a implantação do empreendimento, por acreditar na relevância da comissão à população rondoniense. Os parlamentares foram informados sobre a destinação de R$ 45 milhões para compensações sociais que estão sob anuência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O diretor Institucional da Energia Sustentável do Brasil, José Lucio de Arruda Gomes, explicou detalhadamente o acordo firmado nos protocolos de intenções com o Estado e o Município, além de acrescentar o que foi classificado pelo presidente da CPI, deputado Tiziu Jidalias, como ‘informação preciosa’, referente aos valores sob responsabilidade do Ibama – R$ 45 milhões. “Desse montante, somente o Ibama define como e onde será investido”, frisou José Lucio.

O representante da Usina Jirau respondeu todos os questionamentos dos membros da comissão. Segundo José Lucio, a empresa tem atendido a todas as exigências regulamentadas pelo Ibama, caso contrário a obra não estaria sendo construída a pleno vapor. “Se não tivéssemos de acordo com a lei, jamais teríamos obtido a licença de instalação”, disse o diretor.

O consultor da Energia Sustentável do Brasil, Édio Luz, esclareceu ainda aos parlamentares sobre a mudança de eixo da obra e a valorização das comunidades ribeirinhas na área de influência da Usina Jirau. “É indiscutível que o local onde a obra está sendo construída, na Ilha do Padre, é muito mais viável ambiental e economicamente”, afirmou. “Nós terminamos o cadastro socioeconômico e posteriormente será feita a realocação, devidamente acordado com todos da comunidade envolvida”, enfatizou. 

Fonte: Crisbele Sena / Comunica

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento