Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia gerada a partir de hidroeletricidade e programas sociais vão unir Brasil e Guiana




Roberta Lopes
Agência Brasil

 

Brasília – O Brasil e a Guiana querem aumentar seus projetos de parceria e as trocas comerciais, disseram hoje (7) o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e a ministra de Negócios Estrangeiros da Guiana, Carolyn Rodrigues-Birkett. Eles estiveram reunidos nesta terça-feira para tratar, entre outros assuntos, de projetos de interesse dos dois países e das relações bilaterais.
 

Segundo Patriota, os dois países têm interesse em cooperar na área de energia, pois a Guiana “tem um grande potencial hidrelétrico”. A ministra da Guiana chegou a fazer uma visita a Eletrobras para conversar sobre o assunto. Carolyn Rodrigues acredita que a parceria na área de produção de energia a partir da hidroeletricidade é possível e que ambos os países podem se beneficiar de um possível acordo.
 

Patriota disse ainda que a Guiana tem interesse em compartilhar os programas sociais brasileiros, como o Programa Brasil sem Miséria. A ministra destacou o êxito do Brasil em reduzir a pobreza. “Embora a Guiana seja um país pequeno, queremos aprender com o Brasil como reduzir a pobreza”.
 

Ela disse ainda que o seu país está interessado em exportar para o Brasil pescado e rum. Segundo Carolyn, a bebida produzida na Guiana é considerada a melhor do mundo.
 

De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a corrente de comércio entre os dois países passou de US$ 8,78 milhões para US$ 35,6 milhões. Entre 2010 e 2011, o intercâmbio comercial aumentou 26%.
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Com o objetivo de conectar as cidades abastecidas de energia elétrica por usinas térmicas ao Sistema Interligado Nacional, a Eletrobras Distribuição R

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

As interligações previstas são as seguintes: a da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, com Parintins; a das usinas de Jirau e Santo Antônio, em Ron