Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Encontro debate estratégias de combate à devastação florestal na Amazônia


Governadores, prefeitos e secretários de Meio Ambiente dos 43 municípios que mais desmatam na Amazônia se reuniram, em Brasília, com representantes do governo federal para debater ações e estratégias de combate à devastação florestal na região.

O 1º Encontro Nacional da Operação Arco Verde Terra Legal teve início nesta quarta-feira (11/11) quando foi apresentado o balanço dos resultados das primeiras ações e dos 43 mutirões implementados pelo programa. Ao todo, foram definidas 2.500 ações de políticas públicas a serem aplicadas nos municípios, envolvendo os governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de promover uma mudança definitiva no modelo produtivo.

A secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, participou do encontro e ressaltou a importância desta ação integrada para o controle efetivo do desmatamento ilegal, bem como da definição de alternativas econômicas que promovam a redução do desmatamento.

O diretor do Departamento de Combate ao Desmatamento do MMA, Mauro Pires, apresentou a versão mais revisada e atualizada do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm), que contém as causas críticas da devastação e as proposições de soluções para o combate desta prática.

No evento, que terminou nesta quinta-feira (12/11), também foi apresentado pelo ministro da Pesca, Altemir Gregolin, o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Aquicultura para a Amazônia. O BNDES explicou o funcionamento do Fundo Amazônia.

Já a Embaixada da Itália apresentou o relatório do Programa Amazônia sem Fogo, desenvolvido em conjunto com o MMA, com o objetivo de capacitar produtores e técnicos sobre alternativas ao uso do fogo. A iniciativa foi aplicada em 40 municípios da região amazônica, sendo que 17 já foram contemplados pela Operação Arco de Fogo. O "Amazônia sem Fogo" também será desenvolvido em outros estados da Amazônia Legal. 

Carine Corrêa

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Com o objetivo de conectar as cidades abastecidas de energia elétrica por usinas térmicas ao Sistema Interligado Nacional, a Eletrobras Distribuição R

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

As interligações previstas são as seguintes: a da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, com Parintins; a das usinas de Jirau e Santo Antônio, em Ron