Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Encontro debate estratégias de combate à devastação florestal na Amazônia


Governadores, prefeitos e secretários de Meio Ambiente dos 43 municípios que mais desmatam na Amazônia se reuniram, em Brasília, com representantes do governo federal para debater ações e estratégias de combate à devastação florestal na região.

O 1º Encontro Nacional da Operação Arco Verde Terra Legal teve início nesta quarta-feira (11/11) quando foi apresentado o balanço dos resultados das primeiras ações e dos 43 mutirões implementados pelo programa. Ao todo, foram definidas 2.500 ações de políticas públicas a serem aplicadas nos municípios, envolvendo os governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de promover uma mudança definitiva no modelo produtivo.

A secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, participou do encontro e ressaltou a importância desta ação integrada para o controle efetivo do desmatamento ilegal, bem como da definição de alternativas econômicas que promovam a redução do desmatamento.

O diretor do Departamento de Combate ao Desmatamento do MMA, Mauro Pires, apresentou a versão mais revisada e atualizada do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm), que contém as causas críticas da devastação e as proposições de soluções para o combate desta prática.

No evento, que terminou nesta quinta-feira (12/11), também foi apresentado pelo ministro da Pesca, Altemir Gregolin, o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Aquicultura para a Amazônia. O BNDES explicou o funcionamento do Fundo Amazônia.

Já a Embaixada da Itália apresentou o relatório do Programa Amazônia sem Fogo, desenvolvido em conjunto com o MMA, com o objetivo de capacitar produtores e técnicos sobre alternativas ao uso do fogo. A iniciativa foi aplicada em 40 municípios da região amazônica, sendo que 17 já foram contemplados pela Operação Arco de Fogo. O "Amazônia sem Fogo" também será desenvolvido em outros estados da Amazônia Legal. 

Carine Corrêa

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)