Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Em Copenhagen, Daniela Amorim cobra investimentos ambientais


Rondônia recebe criticas de ambientalistas, os agricultores e madeireiros sofrem ações policialescas do Governo Federal e o Estado está na lista dos que mais desmatam, mas não há nenhuma política de investimentos de recursos na preservação e recomposição do meio ambiente. A afirmação é da deputada Daniela Amorim, nesta tarde em Copenhagen, Dinamarca, onde representa a Assembléia Legislativa na conferencia sobre o clima, que reúne 42 mil pessoas e autoridades governamentais e políticas de todo mundo.

Para Daniela, Rondônia está atrasado nas questões ambientais. “Não existem projetos e nem planejamentos voltados ao meio ambiente. Vejo aqui em Copenhagem que vários países estão dispostos a investir em ações e projetos dos Estados que conservem a biodiversidade. Hoje somos o único estado do Norte que não recebe estes recursos”. A deputada lamentou que o Governo de Rondônia não tenha enviado nenhum representante, enquanto vários outros estados estiveram presentes.

Daniela cobrou uma posição do Governo Federal, que pretende alterar o Código Florestal “como se isso fosse o suficiente para solucionar as graves questões ambientais na Amazônia”. e disse que o meio ambiente preservado significa também uma população com oportunidades de trabalho e bem estar.

A senadora Kátia Abreu, presidente do Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) concordou com Daniela e disse que a Amazônia não pode deixar de produzir alimentos e desenvolver-se. É preciso buscar projetos e alternativas para a produção de alimentos sem graves impactos ambientais.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc disse que o governo está fazendo sua parte. Ele fez um balanço da operação Arco de Fogo, deflagrada na Amazônia para combater o desmatamento. As ações do ministério, segundo Minc, tiveram apoio e total conhecimento dos governadores da Amazônia.

Daniela Amorim insistiu que o combate ao desmatamento não pode ser apenas uma ação policial e que a União deve incrementar ações de preservação e de apoio ao desenvolvimento econômico de Rondônia. ”Impedir a agricultura, a pecuária e mesmo a indústria madeireira, sem projetos e alternativas econômicas, significa condenar o estado ao subdesenvolvimento.

Fonte: ALE/RO – DECOM

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)