Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletronuclear está apta para agir em caso de emergência nas usinas de Angra Reis


A Eletronuclear encaminhou hoje (8) aos procuradores da República Fernando Amorim Lavieri e Daniela Masset Vaz documentos expedidos pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR), general Jorge Armando Félix, ao comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; ao comandante do Exército, general Enzo Martins Peri; e ao governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral.

Os três documentos comprovam as condições de implementação do Plano de Emergência Externo (PEE) das usinas nucleares Angra 1 e 2 pela estatal, em caso de eventual necessidade, mesmo sem a participação efetiva da prefeitura de Angra dos Reis, tendo em vista a tragédia ocorrida no município da Costa Verde fluminense na virada do ano.

A correspondência foi enviada pelo presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, em resposta a ofício do Ministério Público Federal, encaminhado ontem (7) à empresa.

A documentação esclarece que o ministro Jorge Armando Félix, como Coordenador Nacional do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), “está ciente da impossibilidade da Defesa Civil de Angra de implementar as providências que lhe são atribuídas no Plano de Emergência Externo das usinas nucleares”.

Por isso, o ministro pediu que a Marinha e o Exército colaborem com a Eletronuclear, disponibilizando equipamentos e pessoal para suprir essa deficiência temporária da prefeitura l. Foi pedido também ao governador Sergio Cabral reforço para a Defesa Civil do município, durante o período em que durar a atual situação de emergência na cidade.

O comunicado encaminhado ao Ministério Público Federal garante que o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR) "permanece em condições de assegurar o planejamento integrado, coordenar a ação conjunta e a execução continuada de providências para atender às necessidades de segurança da população e do meio ambiente, relacionadas com o Programa Nuclear Brasileiro".

O presidente da Eletronuclear informou ainda que, em caso de emergência, a população será encaminhada aos mesmos locais definidos como abrigos, previstos no Plano de Emergência Externo (PEE). 

Alana Gandra/Agência Brasil

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)