Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010 - 12h20
A Eletronorte está investigando as causas do problema em uma de das linhas de transmissão que deixou a Região Nordeste sem luz na tarde de ontem (10) por cerca de 30 minutos. A queda da linha provocou um efeito cascata que deixou também mais uma pequena parte da Região Norte apagada.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo Sistema Interligado Nacional, o desligamento de toda a região é uma defesa do sistema para evitar problemas em equipamentos que poderiam causar prejuízos maiores. Ainda de acordo com o ONS, as linhas foram religadas imediatamente após a queda e, em 30 minutos, 90% da carga já tinham sido repostos.
A Eletronorte não sabe informar quanto tempo levará para divulgar as causas do blecaute. Quando o relatório sobre o problema ficar pronto ele será encaminhado às autoridades competentes como o próprio ONS e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O Ministério de Minas e Energia não quis se pronunciar sobre o caso.
Mariana Jungmann / Agência Brasil
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A