Quarta-feira, 16 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletronorte assume compromisso socioambiental e adere à A3P


O presidente da Eletronorte, Jorge Nassar, assumiu o compromisso de incluir critérios socioambientais nas atividades de trabalho ao assinar, ontem (23/9), junto com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o termo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O objetivo é minimizar os impactos gerados durante a jornada de trabalho sobre o meio ambiente.

Durante a cerimônia de assinatura, o presidente Nassar disse que a Eletronorte já trabalha na tendência de incluir os critérios socioambientais nas ações da instituição, como as licitações sustentáveis. No entanto, a empresa não implementava essas ações no ambiente de trabalho.

Para mudar esse quadro, a Eletronorte começa a trabalhar com a comunicação interna, alertando os funcionários sobre a importância do uso racional e combater o desperdício de materiais. Serão distribuídas canecas para os servidores, a fim acabar com o uso de copos descartáveis, além de postos para coleta seletiva do lixo.

A eletronorte também busca pela eficiência energética e melhor uso da água. Ainda promoverá concursos internos para estimular ações criativa, inovadoras e positivas com o intuito de colocar a sustentabilidade no trabalho.

Para Minc, a adesão da Eletrobras à A3P é "cheia de energia". Ele destacou algumas ações do MMA que podem servir de exemplo, com o reaproveitamento da água da chuva para uso nas descargas nos banheiro e para lavagem dos carros.

Prêmio - "A A3P não é só coleta seletiva", ressaltou o ministro, afirmando que novas iniciativas para uma gestão sustentável, melhorando a qualidade de vida no trabalho, são importantes. Minc lembrou que estão abertas as inscrições para o 1º Prêmio Melhores Práticas A3P, que vai destacar ações inovadoras, para que elas possam ser replicadas em outras instituições.

As inscrições para o prêmio foram prorrogadas para o dia 30 de setembro. O prêmio é dividido em três categorias: gestão de resíduos, licitação sustentável e inovação na gestão pública. Poderão concorrer iniciativas concluídas desde 2007 ou que estejam em andamento.

A premiação será realizada durante o IV Fórum da A3P, que acontecerá na segunda quinzena de novembro, em Brasília. Além do Troféu A3P e o Certificado de Melhores Práticas, o Ministério trabalha para levar o vencedor de cada categoria para conhecer iniciativas internacionais nas áreas em que recebeu o prêmio.

A A3P é uma estratégia para consolidar uma nova cultura institucional com critérios socioambientais e de sustentabilidade em todas as esferas da administração pública. A premissa básica é minimizar os impactos das práticas administrativas e operacionais sobre o meio ambiente. Mais de 420 instituições fazem parte da Rede A3P, feita por parceiros que passaram a trocar experiências e criar suas próprias iniciativas. 

Carlos Américo/MMA
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 16 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 16 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)