Quinta-feira, 24 de setembro de 2009 - 09h37
O presidente da Eletronorte, Jorge Nassar, assumiu o compromisso de incluir critérios socioambientais nas atividades de trabalho ao assinar, ontem (23/9), junto com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o termo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O objetivo é minimizar os impactos gerados durante a jornada de trabalho sobre o meio ambiente.
Durante a cerimônia de assinatura, o presidente Nassar disse que a Eletronorte já trabalha na tendência de incluir os critérios socioambientais nas ações da instituição, como as licitações sustentáveis. No entanto, a empresa não implementava essas ações no ambiente de trabalho.
Para mudar esse quadro, a Eletronorte começa a trabalhar com a comunicação interna, alertando os funcionários sobre a importância do uso racional e combater o desperdício de materiais. Serão distribuídas canecas para os servidores, a fim acabar com o uso de copos descartáveis, além de postos para coleta seletiva do lixo.
A eletronorte também busca pela eficiência energética e melhor uso da água. Ainda promoverá concursos internos para estimular ações criativa, inovadoras e positivas com o intuito de colocar a sustentabilidade no trabalho.
Para Minc, a adesão da Eletrobras à A3P é "cheia de energia". Ele destacou algumas ações do MMA que podem servir de exemplo, com o reaproveitamento da água da chuva para uso nas descargas nos banheiro e para lavagem dos carros.
Prêmio - "A A3P não é só coleta seletiva", ressaltou o ministro, afirmando que novas iniciativas para uma gestão sustentável, melhorando a qualidade de vida no trabalho, são importantes. Minc lembrou que estão abertas as inscrições para o 1º Prêmio Melhores Práticas A3P, que vai destacar ações inovadoras, para que elas possam ser replicadas em outras instituições.
As inscrições para o prêmio foram prorrogadas para o dia 30 de setembro. O prêmio é dividido em três categorias: gestão de resíduos, licitação sustentável e inovação na gestão pública. Poderão concorrer iniciativas concluídas desde 2007 ou que estejam em andamento.
A premiação será realizada durante o IV Fórum da A3P, que acontecerá na segunda quinzena de novembro, em Brasília. Além do Troféu A3P e o Certificado de Melhores Práticas, o Ministério trabalha para levar o vencedor de cada categoria para conhecer iniciativas internacionais nas áreas em que recebeu o prêmio.
A A3P é uma estratégia para consolidar uma nova cultura institucional com critérios socioambientais e de sustentabilidade em todas as esferas da administração pública. A premissa básica é minimizar os impactos das práticas administrativas e operacionais sobre o meio ambiente. Mais de 420 instituições fazem parte da Rede A3P, feita por parceiros que passaram a trocar experiências e criar suas próprias iniciativas.
Carlos Américo/MMA
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A