Segunda-feira, 7 de maio de 2012 - 12h16
A Eletrobras Distribuição Rondônia e o Governo do Estado iniciaram entendimentos para a concretização de ações de racionalização do uso da energia elétrica pelos órgãos públicos em Rondônia. As instituições caminham para a assinatura de um Protocolo de Intenções junto ao PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que é desenvolvido pela Eletrobras.
Essas ações poderão ser efetivadas através de intervenções nas instalações elétricas prediais; ou substituição de equipamentos de uso final (luminárias, lâmpadas, ar-condicionado, etc.); ou, ainda, intervenções na estrutura arquitetônica dessas edificações buscando melhor utilização de iluminação natural e elementos que reduzam os impactos térmicos de insolação direta nos prédios. As edificações alvo dessa iniciativa são os prédios da administração do governo e prefeituras, hospitais e escolas públicas, com reflexo em edificações da habitação popular.
Como pedra fundamental dessas ações, a Eletrobras Distribuição Rondônia irá promover nos dias 22 e 23 de maio o curso “ECONOMIZANDO ENERGIA ELÉTRICA NO PODER PÚBLICO”, que terá sua realização no auditório da sede da empresa em Porto Velho – RO, sob a condução pedagógica do PROCEL/ELETROBRAS.
Segundo Efrain Cruz, representante da Eletrobras Distribuição Rondônia, o público deste treinamento é composto por técnicos do governo, de prefeituras, da própria distribuidora, bem como faculdades do Estado, este último visando à formação de massa crítica acadêmica local.
Dentre outros enfoques atuais e práticos, serão ministradas palestras sobre gestão energética; racionalização da energia x sustentabilidade; o LED na iluminação pública e de prédios públicos; aquecimento solar; e Etiqueta PROCEL de Edificação.
O curso é gratuito e serão 100 vagas destinadas à técnicos do Governo de Rondônia, Prefeituras, Eletrobras Distribuição Rondônia e sociedade. Para inscrição, os interessados deverão acessar o site www.energianaprefeitura.com.br para preenchimento das vagas e cadastro reserva.
Fonte: Rita Moreira
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A