Sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - 15h53
A Eletrobras Furnas apresenta uma novidade no início da segunda etapa de testes para a transposição de peixes no rio Madeira, em Rondônia. O local, que abriga as obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, da qual a empresa é uma das societárias, receberá um canal de peixes a partir de uma configuração diferente. “A entrada dos peixes geralmente é feita pela parte superior da estrutura do canal. No caso do nosso projeto, a maioria dos peixes nada no fundo do rio. Por isso, apresentamos uma inovação em projetos desse tipo, com a entrada que abrange toda a altura da coluna d’água do rio”, conta Drausio de Freitas Belote, gerente da Divisão de Meio Ambiente Natural da Eletrobras Furnas.
Os testes da nova configuração terão início em fevereiro de 2011 e serão previamente analisados no Modelo Reduzido do Laboratório de Hidráulica Experimental e Recursos Hídricos da Eletrobras Furnas, no Rio de Janeiro. Responsável pela construção e futura operação da usina o Consórcio Santo Antônio Energia é formado ainda por Odebrecht (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) (20%).
Fonte:Fabiana Castro
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A