Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletrobras espera licença do Ibama para começar construção do 2º Linhão


Principais interessados pela construção do segundo linhão de transmissão que conectará o Acre ao SIN (Sistema Interligado Nacional), o Governo Estadual e a Eletrobras estão apenas à espera do crivo do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Am-biente) para o início das obras.

Gente de Opinião

Em visita essa semana ao Estado, o presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz, disse que ontem haveria reunião em Brasília entre membros da Presidência da República para pressionar o órgão ambiental a dar um posicionamento. “Após a licença, em um ano concluiremos a segunda linha”, afirmou Muniz.


A construção do segundo linhão, como também é conhecido o sistema alternativo, será de responsabilidade da própria Eletrobras por meio da subsidiária Eletronorte. O presidente afirmou de forma convincente que, com a segunda linha, “os problemas vividos aqui [os apagões] desaparecerão”.


Quanto à qualidade da energia nos imóveis dos consumidores, dependerá de investimentos a serem feitos pela distribuidora, no caso a Eletro-acre. Muniz reconheceu que há problemas e apontou as soluções, como a construção de uma nova subestação na Capital, “o que estamos providenciando”.


Muniz disse que uma das causas que interferem na qualidade energética no Estado foi a ampliação da rede sem, contudo, haver investimentos para um fornecimento seguro. “Na hora que havia blackouts na zona rural acabava por ‘derrubar’ todo o sistema”, exemplificou. 


A instalação de equipamentos tem permitido isolar a rede da zona rural para que falhas não prejudiquem o sistema no perímetro urbano.


O presidente da estatal disse que cobrará dos diretores no Estado a aplicação de recursos para garantir distribuição cada vez mais segura aos consumidores acreanos.

Fonte: FABIO PONTES / A Gazeta do Acre

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)