Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletrobras Distribuição Rondônia lança programa de educação ambiental


 

 A promoção de ações de combate ao desperdício de energia elétrica e de recursos naturais, por meio da educação ambiental, é o intuito do novo projeto de Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição Rondônia, lançado na sede administrativa da empresa, em Porto Velho. Serão investidos cerca de R$ 13 milhões neste programa, em Rondônia e nos cinco outros Estados onde a Eletrobras Distribuição está presente – Amazonas, Acre, Alagoas, Piauí e Roraima.
 

Duas unidades móveis, do tipo Van, servirão de suporte na aplicação dos princípios da Educação Ambiental, promovendo ações individuais e coletivas de combate ao desperdício da energia elétrica e de recursos naturais necessários para a geração de energia.
 

Os dois veículos foram totalmente equipados com áudio visuais, computadores, maquetes, painéis, som e iluminação especiais para atingir a população de localidades distantes e de difícil acesso.O objetivo é levar a metodologia do programa para 52 escolas do estado de Rondônia, atingindo 47 mil alunos, capacitando seus professores como multiplicadores.
 

O diretor de Assuntos Regulatórios e Projetos Especiais da Eletrobras, Distribuição, Nelson Fonseca Leite, destacou a importância do projeto para a população do Estado. “Preparar um mundo melhor para as gerações futuras, educando a geração atual, é a missão de uma empresa sustentável”, enfatizou o diretor.
 

O diretor de Comercialização, Pedro Mateus de Oliveira, parabenizou a Secretária de Educação do município de Porto Velho, Maria de Fátima Ferreira Oliveira, pelo interesse no projeto, manifestado pela presença da Secretária no evento. “Trabalhar com as crianças é muito importante para criar uma geração que tenha preocupação com a eficiência. Usar a energia elétrica de modo eficiente é pegar um produto nobre e com ele gerar riqueza”, disse Pedro Mateus.
 

O programa de eficiência energética, denominado “A Natureza da Paisagem”, foi adaptado pelo Instituto Efort - associação sem fins lucrativos formada por um grupo de doutores e especialistas em Engenharia, Educação e Meio Ambiente, oriundos da Universidade de São Paulo (USP) – de um projeto apresentado à ANEEL pela antiga Ceron, em 2008.
 

A presidente do Instituto Efort, Maria Regina Maciel, e responsável pelo desenvolvimento das unidades móveis e coordenação do projeto “A Natureza da Paisagem”, entregou um kit com cinco cartilhas do projeto, mais um manual de Operações e Montagem das unidades móveis, para Secretária Municipal de Educação - Maria de Fátima Ferreira Oliveira, para o diretor de Assuntos Regulatórios e Projetos Especiais – Nelson Fonseca Leite, para o Coordenador de Eficiência Energética  Eletrobrás Distribuição, José Carlos de Medeiros, e para Inácio Azevedo – Procurador da Presidência. “Hoje nós vamos mostrar para vocês uma inovação, que é levar tecnologia para as escolas, levar capacitação para os professores”, disse Maria Regina.
 

A presidente do Instituto Efort ressaltou a importância do programa, que é pioneiro no Brasil, e disse que ao final dos trabalhos o projeto será repassado à Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e será transformado em um case de eficiência energética.
 

Fonte:  Erica Cristina Verderio Bianco

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)