Sexta-feira, 30 de abril de 2010 - 11h44
A promoção de ações de combate ao desperdício de energia elétrica e de recursos naturais, por meio da educação ambiental, é o intuito do novo projeto de Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição Rondônia, lançado na sede administrativa da empresa, em Porto Velho. Serão investidos cerca de R$ 13 milhões neste programa, em Rondônia e nos cinco outros Estados onde a Eletrobras Distribuição está presente – Amazonas, Acre, Alagoas, Piauí e Roraima.
Duas unidades móveis, do tipo Van, servirão de suporte na aplicação dos princípios da Educação Ambiental, promovendo ações individuais e coletivas de combate ao desperdício da energia elétrica e de recursos naturais necessários para a geração de energia.
Os dois veículos foram totalmente equipados com áudio visuais, computadores, maquetes, painéis, som e iluminação especiais para atingir a população de localidades distantes e de difícil acesso.O objetivo é levar a metodologia do programa para 52 escolas do estado de Rondônia, atingindo 47 mil alunos, capacitando seus professores como multiplicadores.
O diretor de Assuntos Regulatórios e Projetos Especiais da Eletrobras, Distribuição, Nelson Fonseca Leite, destacou a importância do projeto para a população do Estado. “Preparar um mundo melhor para as gerações futuras, educando a geração atual, é a missão de uma empresa sustentável”, enfatizou o diretor.
O diretor de Comercialização, Pedro Mateus de Oliveira, parabenizou a Secretária de Educação do município de Porto Velho, Maria de Fátima Ferreira Oliveira, pelo interesse no projeto, manifestado pela presença da Secretária no evento. “Trabalhar com as crianças é muito importante para criar uma geração que tenha preocupação com a eficiência. Usar a energia elétrica de modo eficiente é pegar um produto nobre e com ele gerar riqueza”, disse Pedro Mateus.
O programa de eficiência energética, denominado “A Natureza da Paisagem”, foi adaptado pelo Instituto Efort - associação sem fins lucrativos formada por um grupo de doutores e especialistas em Engenharia, Educação e Meio Ambiente, oriundos da Universidade de São Paulo (USP) – de um projeto apresentado à ANEEL pela antiga Ceron, em 2008.
A presidente do Instituto Efort, Maria Regina Maciel, e responsável pelo desenvolvimento das unidades móveis e coordenação do projeto “A Natureza da Paisagem”, entregou um kit com cinco cartilhas do projeto, mais um manual de Operações e Montagem das unidades móveis, para Secretária Municipal de Educação - Maria de Fátima Ferreira Oliveira, para o diretor de Assuntos Regulatórios e Projetos Especiais – Nelson Fonseca Leite, para o Coordenador de Eficiência Energética Eletrobrás Distribuição, José Carlos de Medeiros, e para Inácio Azevedo – Procurador da Presidência. “Hoje nós vamos mostrar para vocês uma inovação, que é levar tecnologia para as escolas, levar capacitação para os professores”, disse Maria Regina.
A presidente do Instituto Efort ressaltou a importância do programa, que é pioneiro no Brasil, e disse que ao final dos trabalhos o projeto será repassado à Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e será transformado em um case de eficiência energética.
Fonte: Erica Cristina Verderio Bianco
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A