Sábado, 4 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Economia de 6,696 bilhões de kWh para o país em 2011




As ações executadas pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) em 2011 proporcionaram uma economia de energia elétrica de 6,696 bilhões de kWh. O programa do governo federal é executado pela Eletrobras desde 1985, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia.
 

O resultado equivale a aproximadamente 1,56% do consumo total de energia elétrica no Brasil no período e corresponde à energia fornecida durante um ano por uma hidrelétrica com capacidade de 1.606 MW. O montante de energia que não precisou ser gerada evitou a emissão de 196 mil toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera, o que representa a quantidade liberada por 67 mil veículos em um ano.
 

O aumento verificado de mais de 8% na energia economizada, em relação ao ano anterior, pode ser creditado à melhoria na eficiência energética de equipamentos com Selo Procel, bem como ao aumento nas vendas desses equipamentos, em especial os sistemas de aquecimento solar de água, os refrigeradores e os ventiladores de teto. Nesse ano, houve ainda a inclusão de mais duas categorias de equipamentos no portfólio do Selo Procel Eletrobras: as bombas e as moto bombas hidráulicas.
 

Outro destaque foi o início do projeto “Energia que Transforma”, uma iniciativa da Eletrobras, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de desenvolver ações educacionais e de comunicação para a eficiência energética e sustentabilidade, utilizando a metodologia do Novo Telecurso®. O "Relatório de Resultados do Procel 2012: ano base 2011" utiliza imagens e ilustrações baseadas nos episódios de TV e no material impresso a ser utilizado no projeto, evidenciando a atenção que a Eletrobras e o Procel direcionam ao conhecimento e à construção cultural do país.
 

Destacamos também a colaboração do Procel Edifica na outorga de 20 Etiquetas Nacionais de Conservação de Energia a edifícios residenciais, comerciais, públicos e de serviços, no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), de responsabilidade do Inmetro, além da modernização de mais de 220 mil pontos em 65 municípios em oito estados brasileiros. Essa modernização, realizada pelo Procel Reluz, proporcionou a economia de 58 milhões de kWh.
 

Por fim, destacamos que a partir deste ano o Procel cedeu espaço em seu relatório de resultados ao Inmetro para apresentar, em uma seção exclusiva, uma consolidação das principais realizações do PBE no ano, reafirmando a parceria entre as instituições, que há anos traz resultados relevantes ao país.

Fonte: Eletrobras
 

Gente de OpiniãoSábado, 4 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 4 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)