Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Dilma garante que Brasil pode expandir produção de etanol



Ivan Richard e Ivy Farias
Agência Brasil 

Mesmo com a dificuldade do governo em manter o preço do álcool estável, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou hoje (22) que o Brasil tem condições de expandir a fabricação e o consumo do etanol não apenas para abastecer o mercado interno como também para suprir a demanda de outros países.

Ao participar da inauguração do Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas (SP), Dilma lembrou que no ano passado o consumo de etanol, pela primeira vez, superou o consumo de gasolina. Isso, segundo ela, foi reflexo dos investimentos do governo em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

“Temos grande facilidade para expandir o consumo de etanol não só no Brasil como no resto do mundo. Os governos dos Estados Unidos, da Europa, China, Japão e Índia devem definir a participação do etanol na sua matriz em busca de reduzir as emissões de gases poluentes”, afirmou a ministra.

Há pouco mais de duas semanas, o governo decidiu reduzir de 25% para 20% o percentual de etanol na mistura da gasolina vendida no país para evitar desabastecimento do produto e forçar a queda nos preços.

Dilma acrescentou que os investimentos não podem diminuir e o novo centro tecnológico deve ampliar as possibilidade brasileiras na produção de etanol não só da cana-de-açúcar (primeira geração) como também originado do resíduos sólidos (segunda geração). “Não iremos retroceder em hipótese nenhuma. Os investimentos que estamos fazendo dão a certeza de que, nessa área, seremos um país vencedor.”

A ministra reforçou ainda que o Brasil pode ampliar a área de produção de cana-de-açúcar sem desmatar a Amazônia ou o Pantanal. “Ao contrário do que muito dizem, que ocupamos a Amazônia e o Pantanal, ocupamos apenas 0,5% do território para prodição cana e etanol', afirmou Dilma.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)