Terça-feira, 19 de janeiro de 2010 - 18h39
Ao discursar há pouco, durante inauguração da primeira termoelétrica do mundo a gerar energia elétrica a partir do etanol, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o Brasil pode ser o protagonista da produção de combustíveis de fontes renováveis do mundo.
Dilma destacou que a inauguração da nova turbina da Usina Termelétrica Juiz de Fora demonstra o compromisso brasileiro na redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa.
“Abrimos uma picada, um caminho e vamos desbravar esse caminho [da produção de etanol] porque significa mercado para a nossa cana-de-açúcar. Significa que, se hoje exportamos 4,5% do nosso etanol, vamos exportar muito mais. Vamos ser os protagonistas da produção de um combustível renovável”, discursou a ministra em Juiz de Fora (MG).
De acordo com Dilma, no Brasil, 46% da demanda por energia tem origem em fontes renováveis, índice quase três vezes maior do que países desenvolvidos. “Estamos dando mais um passo para demonstrar que o nosso compromisso de redução dos gases de efeito estufa é mais do que real. Hoje somos um país que tem a maior parte da sua energia limpa”, afirmou Dilma.
“Estamos dando um exemplo para o mundo ao utilizar esse combustível para geração de energia elétrica”, enfatizou a ministra.
Ivan Richard / Agência Brasil
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A