Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Dilma anuncia redução das tarifas de energia elétrica


Dilma anuncia redução das tarifas de energia elétrica - Gente de Opinião

Vice-governador Airton Gurgacz participou da cerimônia no Palácio do Planalto e disse que Rondônia contribui para isso com a produção de energia nas usinas do Madeira

O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira a redução das tarifas de energia elétrica de 16 a 28% para os consumidores e a renovação antecipada das concessões de energia, com o objetivo de garantir maior competitividade da economia brasileira. A queda na tarifa é resultado da renovação das concessões que vencem a partir de 2015, da redução de encargos setoriais e do aporte pela União de R$ 3,3 bilhões de reais.

 

"Essas medidas representarão aumento do poder aquisitivo da população brasileira. As decisões de agora constituem uma das mais arrojadas iniciativas para impulsionar o desenvolvimento do Brasil", disse o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão em cerimônia no Palácio do Planalto. A redução do preço da energia ocorrerá a partir de janeiro de 2013, por meio da antecipação da renovação das concessões e redução de encargos setoriais.
 

A presidente Dilma Rousseff lembrou, durante o seu discurso, o racionamento de energia que atingiu o país no início da década passada, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Segundo ela o país “amargou” oito meses de racionamento, que “gerou grandes prejuízos às empresas do país e impôs restrições à qualidade de vida da população".
 

A presidente disse ainda que a decisão do governo de renovar as concessões do setor de energia vai assegurar mais competitividade às empresas brasileiras e aos consumidores residenciais. De acordo com ela, o governo quer que os descontos nas contas de luz por conta das renovações comecem a valer já a partir do ano que vem.

 

RONDÔNIA
 

O vice-governador de Rondônia, Airton Gurgacz (PDT), participou da cerimônia no Palácio do Planalto. Ele destaca que essa redução só é possível por conta do aumento da geração de energia no país, em especial devido à construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira. As usinas de Jirau e Santo Antônio vão gerar mais de 9 mil megawatts - o que corresponde à energia gerada pela Unisa Hidrelétrica de Itaipu.
 

“Isso quer dizer que Rondônia está dando grande contribuição para o país e, em contrapartida, está recebendo grandes investimentos do Governo Federal. Exemplos disso são os investimentos recentes na restauração da BR-364, em saneamento, saúde e na defesa da Amazônia”, observa Airton Gurgacz.
 

O vice-governador também destacou que a redução da tarifa de energia vai produzir resultados positivos em cascata na economia brasileira. "Com a redução de 25% da tarifa para a indústria e 16% para no uso doméstico, será possível reduzir o custo de produção e ampliar o poder de compra do brasileiro", avalia Airton.

Fonte: Ascom/Senador Acir

 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Com o objetivo de conectar as cidades abastecidas de energia elétrica por usinas térmicas ao Sistema Interligado Nacional, a Eletrobras Distribuição R

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

As interligações previstas são as seguintes: a da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, com Parintins; a das usinas de Jirau e Santo Antônio, em Ron