Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Dilma anuncia redução das tarifas de energia elétrica


Dilma anuncia redução das tarifas de energia elétrica - Gente de Opinião

Vice-governador Airton Gurgacz participou da cerimônia no Palácio do Planalto e disse que Rondônia contribui para isso com a produção de energia nas usinas do Madeira

O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira a redução das tarifas de energia elétrica de 16 a 28% para os consumidores e a renovação antecipada das concessões de energia, com o objetivo de garantir maior competitividade da economia brasileira. A queda na tarifa é resultado da renovação das concessões que vencem a partir de 2015, da redução de encargos setoriais e do aporte pela União de R$ 3,3 bilhões de reais.

 

"Essas medidas representarão aumento do poder aquisitivo da população brasileira. As decisões de agora constituem uma das mais arrojadas iniciativas para impulsionar o desenvolvimento do Brasil", disse o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão em cerimônia no Palácio do Planalto. A redução do preço da energia ocorrerá a partir de janeiro de 2013, por meio da antecipação da renovação das concessões e redução de encargos setoriais.
 

A presidente Dilma Rousseff lembrou, durante o seu discurso, o racionamento de energia que atingiu o país no início da década passada, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Segundo ela o país “amargou” oito meses de racionamento, que “gerou grandes prejuízos às empresas do país e impôs restrições à qualidade de vida da população".
 

A presidente disse ainda que a decisão do governo de renovar as concessões do setor de energia vai assegurar mais competitividade às empresas brasileiras e aos consumidores residenciais. De acordo com ela, o governo quer que os descontos nas contas de luz por conta das renovações comecem a valer já a partir do ano que vem.

 

RONDÔNIA
 

O vice-governador de Rondônia, Airton Gurgacz (PDT), participou da cerimônia no Palácio do Planalto. Ele destaca que essa redução só é possível por conta do aumento da geração de energia no país, em especial devido à construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira. As usinas de Jirau e Santo Antônio vão gerar mais de 9 mil megawatts - o que corresponde à energia gerada pela Unisa Hidrelétrica de Itaipu.
 

“Isso quer dizer que Rondônia está dando grande contribuição para o país e, em contrapartida, está recebendo grandes investimentos do Governo Federal. Exemplos disso são os investimentos recentes na restauração da BR-364, em saneamento, saúde e na defesa da Amazônia”, observa Airton Gurgacz.
 

O vice-governador também destacou que a redução da tarifa de energia vai produzir resultados positivos em cascata na economia brasileira. "Com a redução de 25% da tarifa para a indústria e 16% para no uso doméstico, será possível reduzir o custo de produção e ampliar o poder de compra do brasileiro", avalia Airton.

Fonte: Ascom/Senador Acir

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)