Segunda-feira, 12 de outubro de 2009 - 07h05
Presidente defendeu que países ricos "paguem pelo estrago que já fizeram ao planeta"
O plano brasileiro em relação às mudanças climáticas que será apresentada na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro, prevê que o país possa diminuir, até 2020, o desmatamento em 80%. O Brasil deve finalizar uma proposta ainda neste mês.
— Isso significa deixar de emitir praticamente 4,8 bilhões de toneladas de CO2 — disse o presidente Luís Inácio Lula da Silva em seu programa de rádio semanal, Café com o presidente. As informações são do site G1.
Durante o programa, o presidente comentou sua ida a Estocolmo, na Suécia, para a 3ª Cúpula Brasil-União Europeia e defendeu que os países desenvolvidos paguem "pelo estrago que já fizeram ao planeta":
— Tem uma diferença muito grande entre os países ricos que têm política industrial há mais de 150 anos e os países pobres, que estão começando a se desenvolver agora e os países emergentes. Não é a mesma coisa Estados Unidos e China. Nos Estados Unidos, tem uma revolução industrial há quase 200 anos. A China começou agora.
Lula ressaltou que é a proposta deve medir quanto cada país está emitindo de gás na atmosfera ao longo de sua história.
Outro assunto do programa foi a visita que Lula fará nesta semana às obras de revitalização e integração do rio São Francisco, no Nordeste. O presidente destacou que o governo pretende recuperar as margens dos rios e fazer saneamento básico nas cidades para que não joguem o esgoto no rio São Francisco.
A obra, segundo o presidente, custará mais de R$ 6 bilhões. Uma parte dela ficará pronta até 2010, e outra parte até 2012. Seguno Lula, a obra vai tornar as regiões brasileiras menos desiguais.
Fonte: Zero Hora
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A