Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

DESMATAMENTO: Lula quer diminuição em 80% até 2020



Presidente defendeu que países ricos "paguem pelo estrago que já fizeram ao planeta
"

O plano brasileiro em relação às mudanças climáticas que será apresentada na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro, prevê que o país possa diminuir, até 2020, o desmatamento em 80%. O Brasil deve finalizar uma proposta ainda neste mês.

— Isso significa deixar de emitir praticamente 4,8 bilhões de toneladas de CO2 — disse o presidente Luís Inácio Lula da Silva em seu programa de rádio semanal, Café com o presidente. As informações são do site G1.

Durante o programa, o presidente comentou sua ida a Estocolmo, na Suécia, para a 3ª Cúpula Brasil-União Europeia e defendeu que os países desenvolvidos paguem "pelo estrago que já fizeram ao planeta":

— Tem uma diferença muito grande entre os países ricos que têm política industrial há mais de 150 anos e os países pobres, que estão começando a se desenvolver agora e os países emergentes. Não é a mesma coisa Estados Unidos e China. Nos Estados Unidos, tem uma revolução industrial há quase 200 anos. A China começou agora.

Lula ressaltou que é a proposta deve medir quanto cada país está emitindo de gás na atmosfera ao longo de sua história.

Outro assunto do programa foi a visita que Lula fará nesta semana às obras de revitalização e integração do rio São Francisco, no Nordeste. O presidente destacou que o governo pretende recuperar as margens dos rios e fazer saneamento básico nas cidades para que não joguem o esgoto no rio São Francisco.

A obra, segundo o presidente, custará mais de R$ 6 bilhões. Uma parte dela ficará pronta até 2010, e outra parte até 2012. Seguno Lula, a obra vai tornar as regiões brasileiras menos desiguais.

Fonte: Zero Hora

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)