Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Desembargadores visitam obras da usina de Santo Antônio



Desembargadores de 13 estados brasileiros visitaram no último sábado o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho. A visita fez parte da programação do III Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (CPVIP), que foi realizado entre os dias 5 e 7, na capital de Rondônia.

Após a abertura, na quinta-feira, no auditório do Tribunal de Justiça, os desembargadores, sob a presidência do desembargador Bartolomeu Bueno (TJPE), passaram aos trabalhos no plenário do Tribunal Pleno do TJRO, de onde, após várias discussões na sexta e no sábado, foi promulgada a Carta de Porto Velho, documento que registra os debates e encaminha propostas para a atuação das vice-presidências e para o Estatuto da Magistratura, que será elaborado em breve e encaminhado para votação no Congresso Nacional.

Os desembargadores conheceram os principais pontos da obra, que é uma das maiores do mundo e têm provocado mudanças circunstanciais na cidade de Porto Velho. Localizada na Bacia Amazônica, a Usina Hidrelétrica Santo Antônio exigiu seis anos de estudos que avaliaram detalhadamente aspectos ambientais, sociais e econômicos. A visita foi acompanhada por Valdemar Camata, diretor de relações institucionais da Construtora Norberto Odebrecht, responsável pela obra.

UHE Santo Antônio

O empreendimento está sendo construído em um trecho do rio Madeira onde está localizada a cachoeira do Santo Antônio, a cerca de 10 km de Porto Velho. Com potência instalada de 3.150,4 MW (megawatts), a Usina Hidrelétrica Santo Antônio está prevista para entrar em operação em 2012, atingindo plena capacidade, no máximo, em 36 meses após sua inauguração. Quando estiver operando a plena potência, a UHE produzirá mais de 19,5 milhões de MWh (megawatt-hora) por ano de energia elétrica - o que equivale a cerca de 4,3% da produção brasileira em 2007.

É a primeira vez que uma usina de baixa queda (25 metros) é construída na bacia Amazônica. A UHE Santo Antônio contará com a tecnologia das turbinas bulbo, que permitem o aproveitamento da própria vazão do rio Madeira para a geração da energia, sem a necessidade de elevadas quedas d¿água para mover as turbinas. Essa técnica permite a operação sem a necessidade de formação de um grande reservatório, diminuindo consideravelmente a área alagada - e reduzindo o impacto na floresta amazônica e nos ribeirinhos da localidade.

A UHE Santo Antônio irá atender a dois sistemas de transmissão: corrente contínua e alternada. No pico das obras, em 2011, deverão ser empregados diretamente cerca de 10.800 pessoas. Em maio de 2012, a usina hidrelétrica deve iniciar a operação com o funcionamento de duas das 44 turbinas.

Fonte: TJRO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)