Quarta-feira, 11 de novembro de 2009 - 18h00
Luciana Lima
Agência Brasil
Brasília - O blecaute que atingiu 18 estados e o Paraguai foi causado por fenômenos atmosféricos, disse hoje (11), em entrevista coletiva, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Segundo ele, os técnicos concluíram que descargas elétricas (raios), ventos e chuvas na região de Itaberá (SP) provocaram um curto circuito em três linhas de transmissão de Itaipu, interrompendo o abastecimento de energia.
“O próprio Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] nos informou que houve uma concentração muito grande desses fenômenos naquela região”, disse o ministro.Lobão disse que a maior parte dos estados atingidos ficou sem energia por um período de 20 minutos, mas alguns regiões ficaram mais tempo sem luz.
Os estados do Espírito Santo, de Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro e de São Paulo só tiveram o restabecimento do fornecimento na parte da madrugada de hoje. "Ontem, o retorno da energia foi imediato. Em outros países, a energia voltaria em quatro ou cinco dias", acrescentou o ministro.
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A