Quarta-feira, 14 de outubro de 2009 - 12h31
A Associação Rondoniense de Engenheiros Florestais (Aref), em parceria com a Associação de Engenheiros Agrônomos de Rondônia (Aearon), realiza um curso sobre Recuperação de Áreas Degradadas, na Ulbra, em Ji-Paraná, no período de 14 a 16 de outubro, sendo a aula prática no Projeto de Assentamento (PA) Chico Mendes.
Recentemente a superintendência Regional do Incra/RO inaugurou um viveiro para recuperação de matas ciliares no local, com o envolvimento de toda a comunidade dos PA’s Chico Mendes I e II.
O objetivo é capacitar engenheiros agrônomos e engenheiros florestais para a elaboração de planos dessa natureza, em propriedades rurais, com manejo do solo e plantio de espécies vegetais legalmente adequadas à região amazônica.
O Curso é coordenado pelo Engenheiro Florestal Joel Mauro Magalhães, servidor do Incra/RO e presidente da Aref, com professores da Embrapa e Ibama. A atividade tem o apoio financeiro do CONFEA, patrocínio da EMATER e apoio do Incra.
O viveiro
As espécies cultivadas no viveiro onde acontecerão as aulas práticas do curso são nativas da região, como o açaí, copaíba, buriti, cedro, jequitibá, ypê amarelo, ypê roxo, aroeira, bandarra, tamarindo, baginha, mutamba, mulungue e outros. O viveiro foi batizado pela própria comunidade como Chico Mendes.
A área a ser recuperada com o apoio do viveiro possui 41 km de extensão, num total de 111 hectares, com mão de obra dos assentados que coletaram as sementes e, após germinadas, levarão para as áreas a serem recuperadas.
Para o desenvolvimento da atividade, o Incra tem também como parceiros a prefeitura de Presidente Médice, a Câmara dos Vereadores, a Escola Pólo Florestan Fernandes e o DER.
Fonte: Jeanne Machado
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A