Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

CPI vai ouvir órgãos ligados à concessão das Usinas


  
Durante a segunda reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Usinas do Madeira, ocorrida na tarde desta terça-feira (4) no plenário da Assembléia Legislativa, os membros da comissão, levantaram alguns questionamentos através de requerimentos apresentados ao presidente da CPI, deputado Tiziu Jidalias (PP). 

O deputado estadual Edson Martins (PMDB) questionou sobre os recursos destinados às compensações, de que forma serão aplicados. Edson Marins, solicitou uma planilha de valores. 

Já o deputado Wilber Coimbra (PSB), cobra esclarecimentos sobre as aquisições de materiais permanentes ou transitórios. “Eu gostaria de colocar esse questionamento para a Fecomércio. De que forma esses materiais estão sendo adquiridos, onde estão sendo comprados. O ICMS está sendo gerado aqui? E sem esquecer da contratação de mão-de-obra, que em sua maioria vem de outros Estados. Temos que valorizar o que é nosso”. Ressaltou, o parlamentar. 

Para o deputado Kaká Mendonça (PTB), as dúvidas estão relacionadas aos valores de compensação destinados à saúde, uma vez que parte das compensações são destinadas à este setor. “Esta é uma preocupação muito grande para todos nós, podemos ver todos os dias os hospitais públicos do Estado, como o Hospital de Base e o João Paulo II, superlotados. Nós já vivemos um caos na saúde”. Salientou, Kaká. 

Ainda durante a reunião, ficaram definidos os órgãos e empresas que serão convocados e convidados para esclarecerem os tais questionamentos. Serão encaminhados ofícios para as Empresas Santo Antônio Energia, Consórcio Jirau, PCE Engenharia, Promotoria de Justiça, IBAMA, Instituto Chico Mendes, SEDAM, Ministérios Público Federal e Estadual e ainda para o autor do projeto, o Senhor José Eduardo Loureiro. 

Ficou definido para o próximo dia 10, em reunião da CPI, para que sejam ouvidos primeiramente o IBAMA, ICMbio e SEDAM, pela parte da manhã e em seguida no mesmo dia, já na parte da tarde, serão ouvidos os Ministérios Públicos Estadual e Federal juntamente com o Senhor José Eduardo Loureiro, autor do projeto. Uma nova data será definida para ouvir os representantes das empresas construtoras. 

“Como presidente desta comissão, gostaria de esclarecer mais uma vez que a nossa intenção é de dar agilidade no andamento dessas reuniões. Até porque esta CPI tem um prazo legal a ser cumprido, 90 dias”. Afirmou, Tiziu. 

Ainda estiveram presentes na reunião os deputados, Jair Mioto (PSB) E Lebrão (PTN). 
 
Fonte: Neth Fiorentino.

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)