Quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 - 13h49
Durante a quarta reunião extra-ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito, que investiga as obras das usinas do Rio Madeira, ficou definido que o relatório que seria apresentado na tarde desta quarta-feira(09), foi adiado para a próxima terça-feira(15). Segundo o presidente da CPI, a razão para o adiamento é o grande volume de documentos à serem avaliados. “Em mãos temos um volume de mais de mil páginas para avaliação, isso requer mais prazo e novos documentos continuam chegando. Por isso solicitamos um prazo, para que assim possamos apresentar esse primeiro relatório”. Afirmou Tiziu.
Durante a reunião os membros da CPI decidiram re-encaminhar ofícios à FIERO, FECOMÉRCIO, AJUCER, aos dois consórcios requerendo a forma de aplicação das compensações por área: saúde, educação, meio ambiente, etc. Também foi solicitado aos dois empreendimentos documentos que especifiquem a que estão sendo distribuídos os lucros das hidrelétricas, a participação nos lucros, os recebimentos de royalties e a arrecadação do ICMS, cópias dos processos licitatórios das obras em sede de compensação, cópias dos procedimentos já existentes do Ministério Público Estadual e do Ministério Publico Federal e ainda novo ofício ao IBAMA.
“A população pode ficar tranqüila, pois, com os documentos que temos atualmente é possível a elaboração do relatório preliminar.Mas, quero afirmar também que há irregularidades e nós vamos apurar”. Finalizou Tiziu.
Fonte: Neth Fiorentino.
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A