Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

CPI das Tarifas de Energia ouve secretário de ministério


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Tarifas de Energia Elétrica ouve hoje, em audiência pública, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Josias Matos de Araújo. O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) solicitou a audiência para obter esclarecimentos sobre as providências adotadas pelo ministério para alterar a Portaria Interministerial 025/02 do Ministério das Minas e Energia, que criou mecanismos de compensação de custos no cálculo da revisão ou do reajuste das tarifas de fornecimento de energia elétrica.

O deputado lembra que a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara encaminhou ao TCU em 2007 pedido de realização de auditoria nos processos de reajuste tarifário da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), no período de 2002 à 2007.

Em atendimento à solicitação, o TCU realizou a auditoria e determinou à Aneel que ajustasse a metodologia atual de reajuste tarifário do contrato de concessão da Celpe, corrigindo inconsistências; e que apresentasse ao TCU, no prazo de 60 dias, um cronograma de implementação dos ajustes metodológicos.

Na audiência pública realizada pela CPI no último dia 15, os auditores do TCU informaram que a Aneel acatou a decisão do tribunal e elaborou uma minuta de instrumento para substituir a portaria interministerial de 2002. Eduardo da Fonte diz que é importante saber o andamento da alteração proposta, pois considera que a medida trará redução do preço das tarifas de energia.

A audiência está marcada para as 14 horas no plenário 4. Antes da reunião, às 12 horas, os deputados votam requerimentos sobre pedidos de informações e novas audiências.


A CPI
 

A CPI investiga a formação dos valores das tarifas de energia elétrica no Brasil, a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na autorização dos reajustes e reposicionamentos tarifários a título de reequilíbrio econômico-financeiro; e quer esclarecer os motivos pelos quais a tarifa média de energia elétrica no Brasil é maior do que em nações do grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo, chamado G7. 

Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)