Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Convênio garante plantio de 20 mil árvores na Capital


 
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, assinou na manhã de hoje (15) um termo de compromisso, juntamente com diretores da Eletrosul, para o plantio e monitoramento de 20 mil árvores nas ruas da Capital. O plantio é uma compensação ao município pela construção de uma subestação e uma linha de 22 quilômetros para a distribuição de energia gerada na UHE de Santo Antônio para Porto Velho e Rio Branco, no Acre. 

“O plantio faz parte do Programa de Arborização de Porto Velho e vai beneficiar grandes avenidas e ruas da periferia da cidade”, informa Roberto Sobrinho. Os trabalhos serão iniciados dentro de 60 dias, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que vai determinar as espécies (nativas) de árvores e os locais de cultivo.
A subestação, considerada a maior do País, será construída nas proximidades do Campus da Unir, e ocupará uma área de 600 hectares, sendo que a metade (300 hectares) é destinada à reserva legal. Deste ponto será construída uma linha de 22 quilômetros até a subestação da Eletronorte. Ao longo da linha será reservada uma área de proteção de 70 metros. “Como os impactos são pequenos, o Ibama exigiu um licenciamento ambiental simplificado da obra”, segundo o diretor de Engenharia da Eletrosul, Ronaldo Custódio. 

A expectativa é de que a subestação passe a operar no final de 2011, com energia gerada pelas primeiras turbinas em operação da UHE de Santo Antônio. Com a utilização de conversores, a subestação poderá distribuir até 1.500 MW de energia no Estado. “Ao contrário do que foi cogitado, a instalação da subestação garante que a energia gerada no Madeira também será utilizada em Rondônia, com a exportação do excedente para a região sul do Brasil”, ressaltou o prefeito. 

A subestação e a linha de 22 quilômetros correspondem ao Lote A do sistema de transmissão da energia das hidrelétricas do Madeira, cuja licitação teve como ganhador um consórcio liderado pela Eletrosul. O sistema conta com mais cinco lotes. A construção da subestação e da linha de 22 quilômetros deve gerar cerca de 2 mil empregos diretos, “que preferencialmente serão ocupados por trabalhadores da região”, segundo Ronaldo Custódio. 

A cerimônia de assinatura do termo de compromisso contou com a participação do senador Valdir Raupp e dos deputados federais Anselmo de Jesus e Marinha Raupp, vereadores e secretários municipais, que assistiram a um relato sobre a implantação do sistema de transmissão de energia das hidrelétricas do Madeira, desde Porto Velho até Araraquara, em São Paulo. A linha com 2.360 quilômetros vai transmitir a energia em corrente contínua para o sul do País.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)