Quinta-feira, 15 de outubro de 2009 - 15h46
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, assinou na manhã de hoje (15) um termo de compromisso, juntamente com diretores da Eletrosul, para o plantio e monitoramento de 20 mil árvores nas ruas da Capital. O plantio é uma compensação ao município pela construção de uma subestação e uma linha de 22 quilômetros para a distribuição de energia gerada na UHE de Santo Antônio para Porto Velho e Rio Branco, no Acre.
“O plantio faz parte do Programa de Arborização de Porto Velho e vai beneficiar grandes avenidas e ruas da periferia da cidade”, informa Roberto Sobrinho. Os trabalhos serão iniciados dentro de 60 dias, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que vai determinar as espécies (nativas) de árvores e os locais de cultivo.
A subestação, considerada a maior do País, será construída nas proximidades do Campus da Unir, e ocupará uma área de 600 hectares, sendo que a metade (300 hectares) é destinada à reserva legal. Deste ponto será construída uma linha de 22 quilômetros até a subestação da Eletronorte. Ao longo da linha será reservada uma área de proteção de 70 metros. “Como os impactos são pequenos, o Ibama exigiu um licenciamento ambiental simplificado da obra”, segundo o diretor de Engenharia da Eletrosul, Ronaldo Custódio.
A expectativa é de que a subestação passe a operar no final de 2011, com energia gerada pelas primeiras turbinas em operação da UHE de Santo Antônio. Com a utilização de conversores, a subestação poderá distribuir até 1.500 MW de energia no Estado. “Ao contrário do que foi cogitado, a instalação da subestação garante que a energia gerada no Madeira também será utilizada em Rondônia, com a exportação do excedente para a região sul do Brasil”, ressaltou o prefeito.
A subestação e a linha de 22 quilômetros correspondem ao Lote A do sistema de transmissão da energia das hidrelétricas do Madeira, cuja licitação teve como ganhador um consórcio liderado pela Eletrosul. O sistema conta com mais cinco lotes. A construção da subestação e da linha de 22 quilômetros deve gerar cerca de 2 mil empregos diretos, “que preferencialmente serão ocupados por trabalhadores da região”, segundo Ronaldo Custódio.
A cerimônia de assinatura do termo de compromisso contou com a participação do senador Valdir Raupp e dos deputados federais Anselmo de Jesus e Marinha Raupp, vereadores e secretários municipais, que assistiram a um relato sobre a implantação do sistema de transmissão de energia das hidrelétricas do Madeira, desde Porto Velho até Araraquara, em São Paulo. A linha com 2.360 quilômetros vai transmitir a energia em corrente contínua para o sul do País.
Fonte: Ascom
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A