Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Continuidade do Luz para Todos vai depender dos próximos governos, afirma Lobão


O programa Luz para Todos, do governo federal, atendeu desde 2004 cerca de 12 milhões de residências no país, gerando 335 mil empregos novos. A ampliação do acesso de comunidades carentes à rede de distribuição de energia elétrica envolveu a instalação de 5,6 milhões de postes de concreto, com o uso de 1 milhão de cabos de transmissão, que equivalem a 27 vezes a volta ao planeta Terra, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, Lobão disse que o governo vai cumprir a meta de levar energia elétrica a localidades distantes até o dia 31 de dezembro deste ano, mas a continuidade do programa vai depender dos próximos governos.

Ele lembrou que a demanda pelo fornecimento de energia nessas localidades aumenta à medida que a população do país cresce. De acordo com o ministro, a experiência do Brasil com o programa já despertou a atenção de muitos países, que se interessaram em conhecer os métodos desenvolvidos para levar energia elétrica às populações residentes em áreas mais pobres.

Lobão destacou também a importância do Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes (ReLuz), que, segundo ele, vem propiciando "redução de demanda e de consumo de energia, com a melhora da iluminação pública nos municípios, embelezando as cidades, com a instalação de lâmpadas econômicas e mais modernas".

O ReLuz é desenvolvido sob a coordenação da Eletrobrás e já teve projetos concluídos em Roraima, no Tocantins, na Bahia, no Ceará, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, Distrito Federal, em Mato Grosso, no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e em Santa Catarina. Há ações em fase de execução parcial em Rondônia, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, e no Rio Grande do Sul. 

Lourenço Canuto / Agência Brasil

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)