Quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 - 16h48
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou hoje (3) mais um recorde no consumo de energia elétrica no Brasil. De acordo com o ONS, o consumo do país, por volta das 15h de hoje atingiu o pico de 70,4 gigawatts (GW). Ontem, o país já havia tido um recorde de 68,7 GW, aproximadamente no mesmo horário.
Em 2009, o recorde havia sido de 67,4 GW, registrado em 26 de novembro, segundo o ONS.
A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, já havia chamado a atenção para o recorde ontem, ao informar que o ONS determinou a entrada em operação de usinas termelétricas para atender ao excesso de demanda por energia no país.
“A geração de energia elétrica está crescendo por duas razões. Primeiro é o calor. Está muito quente e, portanto, o consumo de energia é maior. As classes média e baixa subiram um degrau e, por isso, há um consumo muito maior da linha branca [de eletrodomésticos]. E também do consumo industrial”, disse.
Segundo a diretora, a Petrobras teve que gerar 3,2 GW de energia a partir de suas termelétricas, por determinação do ONS, para atender o excesso de consumo no país.
Vitor Abdala / Agência Brasil
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A