Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Consumidores terão redução de 20% na conta de energia



Cerca de 90% dos consumidores rondonienses terão, a partir de janeiro, redução de 20% na conta de energia elétrica. Foi o que informou ontem o assessor da Diretoria Financeira da Ceron, José Carlos Neto. Ele e ainda o procurador da presidência da empresa, Inácio Azevedo, e o assessor de relações institucionais, Reginaldo Monteiro, foram sabatinados em audiência pública na Assembléia Legislativa.

Os diretores foram convocados pelo deputado Silvernani Santos (DEM) para detalhar a nova metodologia de revisão tarifária. José Carlos Neto, ao responder pergunta de Silvernani, confirmou que 40% da conta, paga pelo consumidor, são de encargos sociais e tributos, ou seja, impostos.

O diretor também afirmou que a redução de tarifa em Rondônia, vigorando desde 30 de novembro, vai influir apenas na conta de janeiro “por causa da data de leitura do consumo.” A queda no preço da tarifa, de acordo com Neto, não tem ligação com os questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) que verificou erros nas cobranças da Eletrobrás.

Silvernani acredita que a população tem direito a devoluções de cobranças - segundo ele, indevidas. Ele comentou ainda que o assunto é complexo e merece um acompanhamento da Assembléia Legislativa, a exemplo do que faz o Congresso Nacional com a criação de uma comissão especial para acompanhar o processo.

Mais questionamentos

O deputado Luiz Cláudio (PTN) quis saber se os agricultores de Rondônia que investem ou pretendem investir em irrigação do solo para plantio serão beneficiados com a Ceron agora fazendo parte do Sistema Interligado Nacional. Inácio Azevedo respondeu que esses produtores rurais terão redução considerável na conta de energia elétrica. A empresa, disse, dispõe de todas as informações para os interessados.

O deputado Ribamar Araújo (PT) pediu informações sobre o andamento do Programa Luz para Todos. Azevedo garantiu que 75% dos produtores do Estado já foram contemplados e a Ceron está prestes a fechar contratos para novos atendimentos. Ele alertou para os colonos não investirem na preparação da área. “Tudo é bancado pelo Programa sem custo adicional algum para o beneficiado,” disse, lamentando que “muitos agricultores foram enganados em Rondônia pagando serviços desnecessários a terceiros.”

O presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos (PSDC), ao encerrar o encontro, agradeceu a presença dos diretores da Ceron, afirmando que os atuais dirigentes da empresa sempre atenderam suas reivindicações em favor da população. Outro que também fez elogios à diretoria da Ceron foi o deputado Jair Mioto (PPS).

Fonte: ALE/RO - DECOM

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A