Terça-feira, 7 de julho de 2009 - 08h27
A primeira camada de concreto da Usina Hidrelétrica Santo Antônio será lançada na próxima semana. No dia 17, a concretagem será na casa de força da margem direita do rio Madeira. É sempre uma data muito importante para toda usina o primeiro lançamento de concreto, afirma José Bonifácio Pinto Júnior, diretor do Consórcio Santo Antônio Civil (CSAC), formado pelas construtoras Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez.
A Santo Antônio Energia concessionária responsável pela UHE- quer antecipar em um ano o início da geração de energia. O que contratualmente deveria começar em dezembro de 2012 poderá ser adiantada para dezembro de 2011.
De acordo com Bonifácio, serão utilizados três milhões de metros cúbicos de concreto na UHE Santo Antônio. Em Samuel foram gastos cerca de 300 mil metros, só 10% do que será usado em Santo Antônio, compara o diretor. A Usina Hidrelétrica de Samuel começou a ser construída em 1982, mas a obra foi paralisada diversas vezes, sendo concluída 14 anos depois. Ela tem cinco turbinas, com geração nominal de 216 MW. A relação da área de reservatório e a potência da usina é de 2,69 km²/MW. A de Santo Antônio é de 0,09 Km²/MW.
A concessionária Energia Sustentável do Brasil (ESBR) também quer antecipar a operação da UHE Jirau. Segundo o presidente da ESBR, Victor Paranhos, a intenção é iniciar entre fevereiro e abril de 2012. O prazo contratual é janeiro de 2013.
De acordo com Paranhos, a concretagem em Jirau começa em dezembro, com o vertedouro. O lançamento de concreto segue em janeiro de 2010, na casa de força da margem direita, e em fevereiro na casa de força da margem esquerda.
Energia e Meio Ambiente, com informações da Agência Estado
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A