Sexta-feira, 17 de julho de 2009 - 18h17
A Santo Antônio Energia e o Consórcio Construtor Santo Antônio realizaram hoje a primeira concretagem da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio. A execução desta etapa garante a antecipação do cronograma de conclusão da obra para maio de 2012. A concretagem aconteceu na margem direita do rio Madeira, local onde se encontra uma das áreas de montagem a qual também abriga um grupo de oito turbinas do tipo bulbo, que já estão em fase de produção.
A primeira concretagem consiste na colocação do concreto estrutural, primeiro aspecto físico da construção civil no canteiro de obras. O processo não provocará impactos ambientais na região, uma vez que o concreto é moldado sobre rocha onde já foram feitas as escavações necessárias para a instalação da estrutura.
Até a conclusão da obra da UHE serão utilizadas 800 mil toneladas de cimento, o equivalente a 16 milhões de sacos de 50 quilos. Serão usadas, ainda, 138 mil toneladas de barras de aço – com esse material, seria possível levantar 18 Torres Eiffel.
No total, a UHE terá 44 turbinas responsáveis pela potência instalada de 3.150 megawatts (MW), suficientes para o abastecimento de 10 milhões de casas. Esse sistema de turbinas bulbo permite a geração de energia com baixa queda de água dispensando a formação de grandes reservatórios. “A energia gerada por Santo Antônio será adicionada ao Sistema Interligado Nacional e servirá a aproximadamente 30 milhões de consumidores de Rondônia e de outras regiões do País”, afirma Roberto Simões, presidente da Santo Antônio Energia.
Energia e Meio Ambiente, com Assessoria de Imprensa da Santo Antônio Energia
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)