Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Concessão na Flona do Jamari tem todos os planos de manejo aprovados



Amazônias
Ministério Meio Ambiente

 

A concessão florestal promovida pelo Serviço Florestal Brasileiro na Flona do Jamari (RO) completou as etapas necessárias para que tenha início a extração de madeira de forma sustentável em 2010, com a homologação dos outros dois planos de manejo que estavam em análise pelo Ibama.

Os planos de manejo aprovados são das empresas Sakura Indústria e Comércio de Madeiras, que venceu a licitação para a unidade de manejo de médio porte, de 32,9 mil hectares, e da empresa Madeflona Industrial Madeireira Flona do Jamari, que assinou o contrato para a unidade de manejo de pequeno porte, de 17 mil hectares.

"A melhor maneira de combater a madeira ilegal é aumentar a oferta de madeira legal", afirmou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em entrevista coletiva nesta terça-feira (22/12).

"As concessões estão em pleno andamento, o cronograma foi cumprido e estamos mostrando para os empresários do setor madeireiro que as concessões são uma alternativa concreta para o uso dos recursos florestais", afirma o diretor-geral do Serviço Florestal, Antônio Carlos Hummel.

Com a decisão, todas as três empresas que assinaram os contratos com o Serviço Florestal estão aptas a começar o uso da área a partir de 2010, depois de 15 de maio, quando termina o período de embargo para extração de madeira na Amazônia. A primeira empresa a ter o plano de manejo aprovado foi a Amata, em setembro. A empresa vai realizar o manejo na unidade de grande porte, de 46 mil hectares.

"Este é um marco para a questão florestal no Brasil, pois são os primeiros planos de manejo de uma concessão federal que aprovamos", diz o diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, José Humberto Chaves. A qualidade técnica dos planos chamou a atenção e deve servir como exemplo para as demais concessões. "Começar certo é importante para garantir o futuro das concessões no País", completa.

Jamari - A concessão florestal na Flona do Jamari é a primeira a ser realizada pelo Serviço Florestal Brasileiro e faz parte das estratégias do governo federal para conciliar uso e conservação das florestas.

Um dos benefícios das concessões é evitar a grilagem de terras, uma vez que a área para manejo é legalizada e destinada a uma atividade sustentável. As concessões também evitam o desmatamento, pois as áreas são manejadas, ou seja, há extração de madeira em apenas 1/30 por ano da área total. Em cada talhão são retiradas em geral de cinco a seis árvores por hectare, o que garante a conservação da floresta.

As empresas podem, além da extração de madeira, retirar produtos não madeireiros - óleos, resinas, cascas - autorizados pelo Serviço Florestal, e oferecer serviços de turismo. O edital para o manejo de 96 mil hectares na Flona do Jamari foi lançado em novembro de 2007.

A Concessão florestal é o mecanismo criado pela Lei 11.284, de 02 de março de 2006 (Lei de Gestão de Florestas Públicas), que permite aos governos concederem o direito de explorar de forma sustentável as florestas públicas.

O concessionário é escolhido por meio de um processo licitatório, devendo respeitar as regras estabelecidas no edital de concessão e nas legislações ambientais do País.

Fonte: MMA

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto