Sexta-feira, 7 de maio de 2010 - 16h45
Encontro promovido pela Energia Sustentável reuniu diversos segmentos que buscam alinhar ações socioambientais
A segunda reunião do Comitê de Sustentabilidade, composta por representantes da Sociedade Civil, lideranças comunitárias, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Órgãos Públicos e Ambientais, poderes Legislativo e Executivo, foi realizada na última semana de abril, no auditório da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), onde o Plano de Remanejamento da UHE Jirau foi um dos assuntos tratados na pauta do dia.
Mais de 35 pessoas, representando os diversos órgãos convidados, prestigiaram o encontro que iniciou com o gerente Executivo de Socioeconomia da ESBR, Charles Ferreira, explicando a dinâmica do Comitê, além de abordar os encaminhamentos já tomados e discutidos nos Grupos de Trabalho.
O gerente também explanou sobre a importância das reuniões, que torna transparente e participativo o processo de instalação do empreendimento. “São momentos oportunos para enriquecermos propostas, amadurecermos ideias e ampliarmos os canais de diálogo entre a Usina e a comunidade”, disse Charles.
Segundo Emídio Virgílio, representante dos comerciantes de Mutum-Paraná no Grupo de Trabalho de Remanejamento, “estas reuniões são importantes, pois ajudam a comunidade a participar do que está acontecendo”. Para o deputado Silvernani Santos, os assuntos debatidos foram pertinentes e também contribuem para que haja o acompanhamento tanto do planejamento das ações quanto ao que está sendo executado.
Novos Grupos de Trabalho
Os Grupos de Trabalho de Meio Ambiente e de Socioeconomia foram constituídos nos dias 19 e 20 de abril, respectivamente, com a participação de representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), Fundação Nacional do Índio (FUNAI/RO) e Secretarias Municipais - SEMEPE, SEMA e SEMDESTUR.
Fonte: Ascom
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A