Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comitê discute sustentabilidade da UHE Jirau


 

Encontro promovido pela Energia Sustentável reuniu diversos segmentos que buscam alinhar ações socioambientais

 

A segunda reunião do Comitê de Sustentabilidade, composta por representantes da Sociedade Civil, lideranças comunitárias, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Órgãos Públicos e Ambientais, poderes Legislativo e Executivo, foi realizada na última semana de abril, no auditório da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), onde o Plano de Remanejamento da UHE Jirau foi um dos assuntos tratados na pauta do dia.
 

Mais de 35 pessoas, representando os diversos órgãos convidados, prestigiaram o encontro que iniciou com o gerente Executivo de Socioeconomia da ESBR, Charles Ferreira, explicando a dinâmica do Comitê, além de abordar os encaminhamentos já tomados e discutidos nos Grupos de Trabalho.
 

O gerente também explanou sobre a importância das reuniões, que torna transparente e participativo o processo de instalação do empreendimento. “São momentos oportunos para enriquecermos propostas, amadurecermos ideias e ampliarmos os canais de diálogo entre a Usina e a comunidade”, disse Charles.
 

Segundo Emídio Virgílio, representante dos comerciantes de Mutum-Paraná no Grupo de Trabalho de Remanejamento, “estas reuniões são importantes, pois ajudam a comunidade a participar do que está acontecendo”. Para o deputado Silvernani Santos, os assuntos debatidos foram pertinentes e também contribuem para que haja o acompanhamento tanto do planejamento das ações quanto ao que está sendo executado.
 


Novos Grupos de Trabalho
 

Os Grupos de Trabalho de Meio Ambiente e de Socioeconomia foram constituídos nos dias 19 e 20 de abril, respectivamente, com a participação de representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), Fundação Nacional do Índio (FUNAI/RO) e Secretarias Municipais - SEMEPE, SEMA e SEMDESTUR.
 

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)