Sexta-feira, 20 de agosto de 2010 - 10h05
Equipamento de prevenção começa a ser entregue às comunidades à jusante da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. No primeiro semestre a distribuição foi realizada nas comunidades à montante da usina.
Nesta quinta-feira, 19/08, a Santo Antônio Energia e a Secretária Municipal de Saúde (Semusa) iniciaram a entrega de mais 7.200 unidades do Mosquiteiro Impregnado de Longa Duração (MILD) para prevenção da malária nas comunidades do Baixo Madeira, localizadas localizadas abaixo da usina hidrelétrica Santo Antônio. A ação beneficiará cerca de 2 mil famílias e consiste na entrega, instalação e educação para uso e manuseio correto do equipamento para prevenção efetiva contra a malária.
A distribuição dos mosquiteiros será realizada ao longo de 31 dias por uma equipe de representantes da Santo Antônio Energia e da Semusa, com apoio da Polícia Ambiental. A ação ocorrerá em três etapas distintas.
No total, a Santo Antônio Energia adquiriu mais de 14 mil Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração e, este ano, já entregou mais de 4 mil unidades, que foram distribuídas nos assentamentos Joana D’Arc I, II, III e na Vila Franciscana e adjacências, ambas localizadas acima da barragem. “A região do Joana D’Arc, que recebeu o primeiro lote em fevereiro deste ano, já apresentou mais de 20% de redução na transmissão durante o primeiro semestre deste ano, resultado das ações que realizamos”, destaca Guilherme Abbad, biólogo e coordenador do Programa de Saúde Pública da Santo Antônio Energia.
A distribuição dos mosquiteiros impregnados é uma ação muito importante no controle da malária e faz parte do Plano de Ação de Controle da Malária da Santo Antônio Energia. Este programa também engloba a Borrifarão Residual Intradomiciliar e a instalação de flutuantes para controle do vetor nos distritos localizados no entorno da usina. Por meio deste trabalho, que envolve investimentos da ordem de R$ 12,3 milhões, a empresa contribui diretamente para o desafogamento do sistema público de saúde e garante o bem-estar e o cuidado com a saúde da população.
Os mosquiteiros impregnados já são utilizados com sucesso, em muitos países da África. De acordo com o relatório do UNICEF, a utilização dos MILD preservou a vida de 125 mil pessoas em dez países africanos entre 2001 e 2007. Neste mesmo período, a quantidade de crianças protegidas por mosquiteiros saltou de 2% para 20%, em 19 países. A ferramenta de controle da malária ainda é pouco utilizada na América Latina e passou recentemente a integrar as medidas de controle preconizadas pelo Ministério da Saúde
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A