Sexta-feira, 14 de agosto de 2009 - 10h48
Localizado em uma área endêmica de malária, o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, desde o começo das obras em outubro passado a incidência da doença é próxima a zero. É o que informa a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e pela futura operação da UHE. Está sendo investido R$ 12 milhões, dentro do Plano de Ação para Controle da Malária, que pertence aos 28 programas socioambientais para implantação da usina.
A incidência da doença na região do canteiro e adjacências em 2007, antes da implantação do canteiro, era de 253,2 casos para cada grupo de 1000 habitantes. Desde outubro de 2008, época em que o canteiro de obras foi implantado, a incidência de malária no canteiro é próxima a zero, pois as medidas adotadas até o momento - borrifação residual intradomiciliar das dependências do canteiro, instalação de telas em portas e janelas das dependências e alojamentos, distribuição de repelentes à base de Icaridina a todos os trabalhadores - demonstraram grande eficiência.
Em parceria com a prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Santo Antônio terminará a implementação do plano até outubro de 2009.
De acordo com a empresa, a questão dos portadores assintomáticos de malária será levada em consideração no âmbito do Plano de Ação para o Controle da Malária. Nesse contexto, o Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais (Ipepatro) foi contratado para realizar o acompanhamento e, eventualmente, o tratamento de portadores assintomáticos da doença.
Energia & Meio Ambiente, com Assessoria de Imprensa da Santo Antônio Energia
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)