Sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 - 18h18
A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) divulgou ontem(07/01) os dados de consumo de gás natural no Brasil referentes ao mês de novembro de 2009. Segundo a entidade, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a utilização do insumo para todos os fins caiu 19,5%, atingindo 37,8 milhões de metros cúbicos diários.
O setor de geração termelétrica a gás foi o que mais influenciou este resultado, já que as usinas consumiram 82,8% a menos do que em 2008. Em contrapartida, o setor industrial, aquele que mais consome gás natural, ganhou um pouco de força, consumindo 2,72% a mais do que no ano anterior. Os segmentos residencial, comercial e de cogeração também apresentaram crescimento de, respectivamente, 2,71%, 8,60% e 20,42%. Já o uso de gás natural nos veículos continua caindo: queda de 7,64%, comparando-se novembro de 2008 com novembro de 2009.
O gás natural, que participa de 10,3% da matriz energética, vem reduzindo sua comercialização e retraindo a expansão devido ao alto preço, cenário que mostra a instabilidade do mercado e retração nos investimentos. “Diante do atual processo de transformação em que o mercado de gás natural se encontra, as indefinições de cunho político e regulatório ainda são grandes, contribuindo para a morosidade da expansão da indústria”, afirma a entidade em nota oficial.
O mercado não-térmico que dá lastro e sustentação para os outros segmentos das distribuidoras, como o termelétrico, vem sendo prejudicado. De acordo com estudos da Abegás, há hoje uma disponibilidade não aproveitada da ordem de 27 milhões de metros cúbicos por dia, número que atesta que o setor passou da condição de competitividade para de atratividade momentânea com a realização dos leilões.
Fonte: Jornal da Energia
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A