Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Ceron destaca cuidados básicos para evitar incêndios


Energia elétrica traz conforto, mas é coisa muito séria. Por vezes pensa-se que basta apertar o interruptor, acionar o power da TV e a energia, que possivelmente estava ali pertinho, guardada dentro dos próprios equipamentos, vai ser liberada e proporcionar melhores dias.

Não é bem assim. A energia elétrica é responsável por grande parte dos acidentes ocorridos em moradias e em empresas. O principal deles é o curto-circuito, que pode levar a um incêndio. O procurador da presidência da Ceron, Inácio Azevedo, destaca que boa parte dos incêndios é causada por curto-circuito.

Azevedo destaca três fatores básicos que podem gerar o problema: material elétrico de qualidade duvidosa ou com muitas emendas na rede elétrica doméstica ou empresarial; utilização inadequada, quando se ligam muitos aparelhos em uma mesma tomada, gerando sobrecarga e aquecimento; e disjuntor que não está em perfeito funcionamento.

Inácio lembra que algumas pessoas ou desviam a corrente sem passar pelo sistema, providenciando uma ligação direta, clandestina, ou trocam o disjuntor por um de potência maior, o que também é um risco. Com tudo isso, acaba ocorrendo o aquecimento da rede elétrica. “Toda a fiação vai funcionar como uma resistência. Começa a esquentar, vai derretendo a capa de proteção e acaba gerando fogo, um curto-circuito e o princípio de incêndio”, fala o procurador da presidência da Ceron.

Quando um incêndio começa, a presença de tecidos, madeira, combustível, entre outros produtos inflamáveis, também acaba favorecendo para que ocorra um desastre de proporções maiores. Muitas vezes quando chegam os bombeiros não há muito a fazer.

Inácio Azevedo alerta para que os consumidores percebam, examinando a fatura, através do consumo de energia, se há aumento muito além do normal nos valores cobrados. Este pode ser um forte indício de que algo não está bem com a instalação. O ideal é chamar um eletricista competente e honesto, que não ofereça serviços duvidosos.

Pior do que perder bens materiais é perder membros da família. O fogo pode destruir em minutos aquilo se levou anos para construir. “Um incêndio pode levar pessoas que são insubstituíveis. Não vale a pena arriscar”, destaca Rita Mendes, coordenadora de sustentabilidade da Ceron.

FONTE: Sarai Moret/CERON

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)