Terça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Centrais Elétricas do Pará pode sofrer intervenção federal




Sabrina Craide
Agência Brasil

 

Brasília – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou hoje (6) um prazo de 60 dias para que a Centrais Elétricas do Pará (Celpa) apresente um plano para correção de falhas na qualidade dos serviços prestados pela distribuidora. Segundo o relator do processo, diretor André Pepitone, a intimação da empresa é a primeira etapa do processo que a Aneel poderá abrir para determinar a caducidade da concessão da distribuidora.
 

A decisão de hoje não afasta a possibilidade de uma intervenção federal na Celpa, que ainda está sendo analisada pela Aneel e pode ocorrer a qualquer momento. A área de fiscalização da Aneel detectou que, em 2011, os consumidores da Celpa ficaram, em média, 106 horas sem energia por falhas da distribuidora. A empresa tem atualmente uma dívida de cerca de R$ 2 bilhões e, na semana passada, entrou com um pedido de recuperação judicial.
 

Para Pepitone, a única solução para evitar a cassação da concessão da Celpa seria o aporte financeiro da empresa. “Ela precisa se capitalizar, arrumar um parceiro capitalista para fazer o aporte e viabilizar os investimentos que a concessão precisa para recuperar os indicadores de qualidade e também reduzir as perdas não técnicas”.
 

O presidente da Aneel, Nelson Hübner, também destacou que a empresa deve buscar rapidamente sua recuperação financeira, para evitar um processo de caducidade da concessão. “A prestação adequada de serviços não vai acontecer se a situação econômica da empresa não estiver adequada”.
 

A Aneel também negou hoje o pedido de revisão tarifária extraordinária, feito pela Celpa. A empresa solicitou um reajuste de 20,14%, alegando que está em desequilíbrio econômico-financeiro motivado pelos resultados das duas últimas revisões tarifárias determinadas pela agência. Para a Aneel, o atual desequilíbrio econômico financeiro alegado pela concessionária não tem como causa as tarifas, mas a falta de ações de melhorias de gestão e de aporte de recursos pelos acionistas.
 

A terceira revisão tarifária periódica da Celpa está marcada para 7 de agosto. A concessionária atende, atualmente, a 1,7 milhão de unidades consumidoras em todo o estado do Pará.
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)