Sábado, 4 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Cassol eleito presidente da Comissão de Acompanhamento das Atividades da Eletrobrás


O senador Ivo Cassol foi eleito por unanimidade nesta quarta-feira, 16, presidente da Subcomissão Permanente para Acompanhamento das Atividades da Eletrobrás Distribuição. A nova subcomissão solicitará relatórios da Eletrobrás e convocará os diretores da autarquia para explicar os motivos de tantos problemas no fornecimento de energia para os estados da região Norte, em especial nos estados de Rondônia e Acre.

Para Cassol o problema da falta de energia por si só já é prova da falta de gestão na empresa. “Não é possível que nós na Amazônia, que produzimos energia para o resto do país continuamos no escuro, isso é no mínimo falta de gestão. A Ceron só investiu 37% do orçamento, Ouro Preto D’Oeste e Ji-Paraná vivem às escuras e na capital Porto Velho tem apagão todo dia, sem falar que a tarifa é uma das mais caras do Brasil”, denunciou Cassol.

O senador Jaime Campos, eleito vice-presidente, igualmente criticou a gestão da Eletrobrás, dizendo que em seu estado, Mato Grosso, a situação não é diferente, com muitos municípios enfrentando dificuldades, falta e queda de energia e tarifa altíssima. “A população paga por um serviço ruim e caro”, disse o senador, declarando que irá cobrar providências através da comissão.

Os próximos passos da comissão recém criada será o pedido dos relatórios de investimentos da Eletrobrás nos estados da região Norte e a convocação dos diretores da autarquia para explicarem o que será feito para acabar com o problema em definitivo.

Além de Ivo Cassol, presidente, e Jaime Campos, vice, fazem parte da comissão os senadores Jorge Viana (PT-AC), Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), Sérgio Petecão (PSD-AC), Wellington Dias (PT-PI), Ciro Nogueira (PP-PI) e Valdir Raupp (PMDB-RO).


Fonte: Marco Antônio
 

Gente de OpiniãoSábado, 4 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 4 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)